REGULAMENTO PARA A SESSÃO PÔSTER DE 2024
II Congresso Norte de Qualidade e Segurança do Paciente:
Saúde para todos: Promovendo práticas para um futuro mais sustentável.
APRESENTAÇÃO
O II Congresso Norte de Qualidade e Segurança do Paciente é um evento promovido pela QualiPaciente AM. O evento tem como público-alvo profissionais de saúde, gestores, pessoal técnico ou administrativo e estudantes com interesse em gestão da qualidade e segurança, bem como, em gestão de serviços e sistemas de saúde.
A Sessão Pôster visa propiciar o intercâmbio de boas práticas e de experiências positivas que melhoraram a experiência do paciente, a prática da assistência e até mesmo a redução de gastos ou adoção de inciativas mais sustentáveis.
Em 2024, a proposta do II Congresso Norte de Qualidade e Segurança do Paciente é conectar os pontos para a segurança do paciente: pessoas, processos e tecnologia. E, para tanto, os trabalhos a serem inscritos devem refletir iniciativas inovadoras que contribuam para o sistema de saúde. Os cases devem ser relacionados ao eixo principal do evento, que debaterá o tema a partir de cinco dimensões:
Eixo principal:
- Saúde para todos: Promovendo práticas para um futuro mais sustentável.
Dimensões:
- Saúde dos profissionais da Saúde (saúde mental, bem-estar, segurança e outros);
- Saúde para todos: prevenção de doenças e promoção de hábitos saudáveis (saúde infantil, da mulher, do homem e do idoso);
- Segurança do paciente e melhoria da qualidade em medicina diagnóstica;
- O papel da equipe multiprofissional (dentistas, farmacêuticos, fisioterapeutas, equipe de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e outros profissionais de saúde) na segurança do paciente e melhoria da qualidade;
- Segurança do paciente e melhoria da qualidade (boas práticas, cuidado centrado no paciente, redução de gastos e desperdícios, práticas mais sustentáveis, entre outros).
Se você tem um case, que de alguma forma contribua com essas reflexões, inscreva o seu trabalho no II Congresso Norte de Qualidade e Segurança do Paciente e divida a sua experiência com centenas de pessoas e instituições de saúde.
Os trabalhos podem ser referentes a gestão, práticas implementadas na assistência, protocolos desenvolvidos, pessoas, sustentabilidade, inovação e tecnologia, ou qualquer outra área que demonstre estratégias importantes e que estão contribuindo para incrementar ainda mais as práticas de saúde em nosso país.
PRAZO PARA SUBMISSÃO DOS RESUMOS DOS TRABALHOS
Os resumos dos trabalhos deverão ser encaminhados exclusivamente pela internet e impreterivelmente até às 23h59 (horário de Brasília) de no período de 01 de maio a 30 de agosto de 2024.
Para inscrever seu resumo, o autor ou coautor deve:
- Entrar no site http://qualipacienteam.com.br;
- Realizar seu cadastro;
- Acessar o menu “Envio de trabalhos”;
- Ler atentamente as regras para envio;
- Escolher a opção;
- Enviar os trabalhos.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS RESUMOS
Os resumos dos trabalhos serão examinados pela Comissão Cientifica do evento, obedecendo os seguintes critérios:
- Aderência ao tema;
- Relevância (contribuição da iniciativa);
- Consistência do objeto abordado e sua relação com o tema central e suas dimensões;
- Características do resumo: organização, capacidade de síntese e clareza da apresentação;
- Apresentação de resultados obtidos e evidenciáveis.
Todos os resumos APROVADOS devem ser apresentados na forma de pôster.
INSTRUÇÕES PARA PREPARAÇÃO DO RESUMO DO TRABALHO
- Não serão aceitos resumos enviados por e-mail. Utilize somente o sistema de inscrição on-line para o envio dos trabalhos;
- Permitido até 03 (três) trabalhos por autor;
- Os trabalhos aprovados serão expostos durante o congresso e publicados no site do evento;
- Cada relato poderá conter, além do autor principal, até 03 (três) coautores;
- Alterações e revisões no conteúdo do resumo e no nome do autor e coautores deverão ser realizadas durante o prazo de inscrição do trabalho e diretamente no sistema de inscrição;
- O resumo deve ser objetivo, conciso e apresentar as informações essenciais (sessões sugeridas: introdução, objetivos, método, resultados e conclusão);
- O texto do resumo não deve exceder 250 (duzentas e cinquenta) palavras, em fonte tipo Arial, tamanho 12 e parágrafo justificado.
- Devem ser acrescentados no final do resumo ou abstract até três Descritores em Ciências da Saúde (DeCS/MeSH), que identifiquem o tema. Saiba mais em: https://decs.bvsalud.org/
- O nome da instituição e do autor não podem estar no corpo do texto e nem no título do resumo.
- Não será permitida a utilização de gráficos, tabelas e imagens no resumo. Estes recursos devem aparecer somente no pôster, se o resumo for considerado APROVADO para exposição;
- É necessário apresentar resultados positivos e evidenciáveis no texto do resumo. Afirmações como: “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados, e neste caso o resumo será REPROVADO;
- A Comissão Científica é soberana no direito de selecionar, avaliar, aceitar ou recusar trabalhos para apresentação;
- Será disponibilizado certificado digital para todos os autores dos trabalhos APROVADOS. Os nomes serão impressos assim como foram informados no momento da inscrição e poderão ser acessados através do link que será divulgado no site do evento;
INSTRUÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DO PÔSTER
- O pôster deve atrair a atenção do público e estimular a aproximação com os autores. Então, apresente um bom equilíbrio visual entre figuras e texto.
- Use gráficos, tabelas, imagens, cores e outros recursos gráficos / visuais para produzir interesse, favorecer a legibilidade e destacar as informações segundo sua relevância.
- É proibido a apresentação por terceiros que não sejam autores.
- O pôster deve ser objetivo, conciso e apresentar as informações essenciais, de modo a que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas.
- Não se esqueça de citar o nome da instituição ou do serviço, o nome do autor e coautores e um e-mail ou telefone para contatos posteriores.
- O nome da instituição e do autor não podem estar no corpo do texto e nem no título do pôster.
- Tipo de material: lona 340 g brilho ou superior.
- Acabamento: bastonetes / bastões, ponteiras brancas e cordão para pendurar.
- Formato: pôster impresso no formato vertical.
- Dimensões do pôster: largura = 90 cm e altura = 1,20 cm.
- O texto do pôster deve ser legível. Sugere-se o uso da fonte Arial tamanho 20 ou superior.
- Vídeo (12 min) com dicas para elaboração dos pôsteres acadêmicos: https://youtu.be/FZHzl8gTZsI
O QUE FAZER DURANTE A SESSÃO DE APRESENTAÇÃO DO PÔSTER
- Chegue no horário estipulado pelos organizadores do evento, de modo a ter tempo para dispor o pôster no local indicado antes da chegada do público.
- É fundamental ter, pelo menos, um dos autores do trabalho junto ao pôster durante toda a sessão de comunicação em pôster.
- Fique atento a elogios, críticas e sugestões para aprimorar sua próxima experiência.
CRONOGRAMA
• 01 DE MAIO A 30 DE AGOSTO : Inscrição e envio de resumos.
• 01 DE SETEMBRO A 07 DE SETEMBRO : Prazo para avaliação dos resumos.
• 08 DE SETEMBRO A 14 DE SETEMBRO : Retorno aos autores.
• 27 DE SETEMBRO : Apresentação dos trabalhos APROVADOS em formato de pôster e avaliação dos pôsteres pelos jurados.
• 28 DE SETEMBRO : Apresentação oral pelo autor principal dos trabalhos selecionados e divulgação dos pôsteres vencedores (1º, 2º e 3º lugares) no II Congresso Norte de Qualidade e Segurança do Paciente.