Anais do II Congresso Norte de Qualidade e Segurança do Paciente e

IV Simpósio Norte de Qualidade e Segurança do Paciente

O II Congresso Norte de Qualidade e Segurança do Paciente surge como um marco significativo na busca contínua pela excelência no cuidado à saúde. Neste evento, reunimos profissionais de diversas áreas da saúde, pesquisadores, acadêmicos e gestores, com o intuito de fomentar a discussão, o aprimoramento e a inovação em práticas que assegurem a segurança dos pacientes em todos os níveis de atenção. A segurança do paciente, sendo um dos pilares da qualidade do cuidado, exige constante vigilância, reflexão crítica e a implementação de políticas e práticas que minimizem riscos e aprimorem a experiência do paciente dentro do sistema de saúde.

 

Este Congresso visou destacar as diversas estratégias, tecnologias e metodologias que contribuem para a melhoria da qualidade do atendimento, desde o acolhimento inicial até a gestão de situações de maior complexidade. Ao longo do evento, a troca de experiências e conhecimentos foi fundamental para fortalecer a cultura de segurança nas unidades de saúde da região Norte, além de impulsionar o desenvolvimento de soluções inovadoras e efetivas para os desafios enfrentados no cotidiano dos profissionais da saúde.

 

Através de mesas-redondas, palestras, apresentações de trabalhos científicos e discussões interativas, este congresso também buscou ampliar a compreensão sobre o papel fundamental da formação contínua e da educação em saúde, com ênfase no empoderamento da equipe multiprofissional e na conscientização dos usuários sobre seus direitos e responsabilidades.

 

Com o apoio de profissionais engajados e com a participação ativa de todos os envolvidos, o II Congresso Norte de Qualidade e Segurança do Paciente se consolida como um espaço vital para a promoção de um atendimento mais seguro, humano e de qualidade, refletindo diretamente na melhoria dos desfechos clínicos e na satisfação dos pacientes em nossa região.

 

Dra. Liane Cavalcante

Presidente da Comissão Organizadora do

II Congresso Norte de Qualidade e Segurança do Paciente

Amazonas, 2024.

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

Segurança do paciente e melhoria da qualidade.

Código do trabalho:

406689.

Título:

IMPLEMENTAÇÃO DE AUTOMAÇÃO ROBÓTICA PARA CLASSIFICAÇÃO DE RISCO ASSERTIVA EM UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO NO AMAZONAS.

Autor principal:

Nicole de Melo Viana Taumaturgo.

Autores (em ordem alfabética):

Janaína Paulo de Souza.

Contato principal:

nicoleviana@hotmail.com.

Resumo:

INTRODUÇÃO: A prática da classificação de risco é essencial no serviço de pronto atendimento, devendo ser precisa e ágil na identificação de emergências clínicas, pois falhas nesta etapa impactam na segurança e eficácia do atendimento. A má triagem pode ocorrer pela variabilidade nos protocolos de classificação, treinamento inadequado e sistema de saúde fragmentado, contribuindo para a sobrecarga do serviço e deterioração clínica. OBJETIVO: Descrever a construção de automação de processos robóticos (RPA) para mitigação de erros relacionados à classificação de risco conforme protocolo institucional. MÉTODO: A automação delineia-se como um diálogo com chatbot, sendo necessária a identificação segura do paciente, seguida da seleção da queixa principal, desdobrando-se em alternativas denominadas como descritores, onde inicialmente apresentam-se os itens da categoria emergência na cor vermelha para a seleção de uma opção. Caso não se aplique, o profissional seleciona “outros”, que gera um novo grupo de descritores na categoria de gravidade subsequente de maneira decrescente, até que haja um fator aplicável ou seja identificado como não urgente, na cor azul. A implementação iniciou-se com a capacitação dos enfermeiros em simulações baseadas no perfil epidemiológico local, habilitando-os à utilização da ferramenta. RESULTADOS: Após 6 meses de implementação, o motivo de reclassificação teve uma redução de 76,3% em classificações divergentes e 46,1% nas deteriorações clínicas. Além disso, a percepção dos enfermeiros referente à identificação correta de riscos foi fortalecida, prevenindo eventos evitáveis.

CONCLUSÃO: Diante disso, compreendemos que barreiras estabelecidas através de tecnologias são pertinentes para uma assistência assertiva quando associadas a um protocolo padronizado e equipe qualificada

Palavras-chave:

Segurança do paciente; serviços de atendimento de emergência; tecnologia em saúde.

 

 

 

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

Segurança do paciente e melhoria da qualidade.

Código do trabalho:

406034.

Título:

A APLICAÇÃO DO CICLO PDSA NA ANÁLISE SISTÊMICA DE EVENTOS ADVERSOS: UMA METODOLOGIA DE MELHORIA.

Autor principal:

Isabela Pereira de Meneses.

Autores (em ordem alfabética):

Daniel Araújo Freitas, Jaqueline Gomes Freitas, Mayla Gabriela S. Borba.

Contato principal:

isabelameneses.24@gmail.com.

Resumo:

INTRODUÇÃO: A análise de eventos adversos é fundamental para identificar falhas e implementar melhorias na saúde. O ciclo PDSA (Plan-Do-Study-Act) é uma excelente ferramenta para sistematizar esse processo, permitindo realizar intervenções eficazes. OBJETIVOS: Apresentar a aplicação da metodologia do PDSA no acompanhamento de ações de melhoria a partir da análise da ocorrência de eventos adversos. Monitorar e avaliar as ações descritas nos planos de ação a partir da recorrência dos incidentes identificados. MÉTODO: No período de julho de 2023 a julho de 2024, foi realizado o 1º ciclo do PDSA, monitorado por meio de um sistema de gestão da qualidade. Reuniões foram conduzidas por grupos de trabalho multidisciplinares para categorizar os incidentes mais recorrentes e analisar as falhas por meio do Diagrama de Ishikawa. Esses incidentes incluíram categorias como suporte ventilatório, cateteres e sondas, cadeia medicamentosa, entre outras taxonomias. A partir dessas análises, utilizou-se a ferramenta PDSA para orientar o processo das ações de melhoria, com monitoramento mensal pelo grupo multiprofissional do andamento das ações conforme prazos e responsáveis. RESULTADOS: Os resultados demonstram que a aplicação da metodologia PDSA foi fundamental para a implementação e monitoramento das ações de melhoria. No 1º ciclo, foram realizados 17 PDSA sistêmicos, com 231 ações e 92% de conclusão, resultando na implementação de 53 ações de melhoria e na redução superior a 50% na incidência de eventos adversos na instituição. CONCLUSÃO: A aplicação da metodologia PDSA revelou-se eficaz para identificar e corrigir falhas, evidenciar a importância do envolvimento da equipe multidisciplinar no aprimoramento contínuo dos processos.

Palavras-chave:

Eventos adversos; segurança do paciente; PDSA.

 
  

2º Lugar

 

 

 

 

 

 

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

Segurança do paciente e melhoria da qualidade.

Código do trabalho:

400263.

Título:

A EXPERIÊNCIA DE PACIENTES TRANSEXUAIS SOBRE O ATENDIMENTO PRESTADO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NA REGIÃO NORTE DO PAÍS.

Autor principal:

Gleiciane Lopes de Moraes.

Autores (em ordem alfabética):

———-.

Contato principal:

coordapoio.hjb@indsh.org.br.

Resumo:

INTRODUÇÃO: A realidade de discriminação para o público transexual ainda os impede de acessar os serviços de saúde. O desrespeito ao nome social é uma das grandes dificuldades combatidas pela população trans. Além disso, assegurar que o usuário seja identificado de maneira correta é primordial para a sua segurança. OBJETIVO: Avaliar a experiência do paciente em relação ao atendimento prestado no primeiro hospital do Sistema Único de Saúde da região Norte, habilitado para prestar atenção especializada no Processo Transexualizador na modalidade hospitalar. MÉTODO: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizando-se quinze entrevistas semiestruturadas através de ligação telefônica com pacientes atendidos na unidade de saúde. RESULTADOS: As entrevistas tiveram as seguintes temáticas: experiência com o atendimento; clareza e objetividade nas orientações; uso de linguagem ou gestos utilizados pelos profissionais; respeito pelo nome social durante o atendimento. Os quinze pacientes entrevistados foram atendidos na instituição nos últimos dois anos e avaliaram todos os itens abordados de forma positiva, ressaltando ainda que a equipe é resolutiva e demonstra empatia. O resultado positivo demonstrado nas entrevistas evidenciou que a equipe está capacitada para atender o público de pessoas transexuais. CONCLUSÃO: O cuidado centrado no paciente é essencial para atender às necessidades específicas da população transgênero, que frequentemente enfrenta preconceito e discriminação nos serviços de saúde. Considera-se que ações realizadas através de capacitações que conscientizem e tornem possível o acesso digno e humanizado desses usuários nos serviços de saúde são essenciais para a qualidade e segurança do atendimento.

Palavras-chave:

Transgênero; atendimento; cuidado centrado.

 

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

Saúde para todos: prevenção de doenças e promoção de hábitos saudáveis.

Código do trabalho:

395764.

Título:

VIVÊNCIA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA AO IDOSO PORTADOR DE ALZHEIMER: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autor principal:

Letícia Costa Santos.

Autores (em ordem alfabética):

Bianca Palheta Quirino, Daffinys Julianny Lima Da Silva, Thatyana Borges Machado.

Contato principal:

leticiabyby18@gmail.com

Resumo:

INTRODUÇÃO: O Alzheimer trata-se de uma doença neurodegenerativa progressiva e incurável, causada pela morte dos neurônios, e se manifesta pela perda das funções cognitivas, afetando a memória, orientação, atenção e a linguagem, aumentando o risco de incidentes que comprometem a segurança do paciente. Na assistência de enfermagem, a atuação do enfermeiro contribui para a melhoria da qualidade de vida do portador.

OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada pelas acadêmicas de enfermagem e descrever a assistência de enfermagem ao paciente portador de Alzheimer. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, referente às atividades desenvolvidas por discentes, acerca da assistência de enfermagem ao paciente idoso em quadro clínico de Alzheimer durante aulas práticas da disciplina de Semiotécnica II, na clínica médica de um hospital público na cidade de Manaus, no mês de março de 2023. RESULTADOS: Na oportunidade das aulas práticas, foi observado que o enfermeiro atua assistindo o portador, o cuidador e a família. Os cuidados e intervenções de enfermagem mais observados foram desde: o auxílio no banho, nos cuidados gerais, na prevenção de quedas, na alimentação, onde o enfermeiro incentiva o paciente a se alimentar, até na melhora do sono. O enfermeiro age aplicando exercícios respiratórios em seu cotidiano e na musicoterapia, que, com o auxílio do enfermeiro, ajuda a estimular a memória e as funções cognitivas. CONCLUSÃO: Este estudo identificou que a enfermagem possui um papel essencial na assistência ao paciente com Alzheimer, sendo fundamental o conhecimento acerca do manejo da doença desde o diagnóstico, tratamento e apoio aos familiares e cuidadores.

Palavras-chave:

Doença de Alzheimer; idoso; enfermagem; segurança do paciente.

 

 

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

Segurança do paciente e melhoria da qualidade.

Código do trabalho:

395786.

Título:

IMPACTO DA FALTA DE MONITORAMENTO DA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS EM UM SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autor principal:

Jânio Marcos Avelino Pedrosa Filho.                                              

Autores (em ordem alfabética):

Emile Gervazoni Barroso, Thayenne Ribeiro Alves.

Contato principal:

marcosavelin6522@gmail.com.

Resumo:

INTRODUÇÃO: Combater a transmissão e controlar contaminações é um desafio diário na assistência em saúde, pois a higienização das mãos é uma técnica fundamental nesse combate, sendo vista como um dos pilares de prevenção a possíveis infecções, neste contexto a segurança do paciente está diretamente ligada a esse protocolo. Objetivos: Relatar a experiência de um acadêmico de enfermagem nas práticas clínicas sobre o protocolo de higienização das mãos. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência do tipo descritivo, vivenciado por um acadêmico de enfermagem do 5° período na matéria de Semiotécnica II em um serviço de pronto atendimento da zona Norte de Manaus, no período de 21/02/2024 a 12/06/2024. RESULTADOS: Durante o período de prática, os acadêmicos circulavam em diversos setores, como sala de medicação, curativos e triagem, onde foram observados diversos procedimentos, os quais eram possíveis de verificação de divergências nas bibliografias referentes a parâmetros de segurança da assistência ao paciente. Isso ficava mais explícito na frequência de higienização das mãos, a qual se preconiza ser feita antes e depois de todo e qualquer procedimento, mas que, devido ao alto fluxo de pacientes e por serem procedimentos considerados rápidos, não há o hábito de higienização das mãos com frequência. CONCLUSÃO: Diante do exposto, denota-se que a higienização das mãos é imprescindível, visto que elas são vetores comuns de micro-organismos e a prática constante deste protocolo é um dos meios de interromper a propagação de infecções, preservando a saúde e a integridade dos pacientes.

Palavras-chave:

Higienização das mãos; prevenção; segurança do paciente; práticas clínicas.

 

 

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

Segurança do paciente e melhoria da qualidade.

Código do trabalho:

395811.

Título:

DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROTOCOLO DE IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autor principal:

Thayenne Ribeiro Alves.

Autores (em ordem alfabética):

Jânio Marcos Avelino Pedrosa Filho, Marcella Kayane Rodrigues Neves, Thatyana Borges Machado.

Contato principal:

thayenneribeiro2020@gmail.com.

Resumo:

INTRODUÇÃO: A Segurança do Paciente é um dos pilares essenciais da qualidade no cuidado em saúde, fundamentando-se nas seis metas internacionais de segurança que definem diretrizes precisas para a redução de eventos adversos. OBJETIVOS: Identificar a resistência enfrentada na implementação do protocolo de identificação segura. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado por discentes de enfermagem acerca dos desafios na implementação do protocolo de identificação segura, durante estágio, em uma unidade de referência de porte terciário em Manaus-AM, no período de 2023 a 2024. RESULTADOS: No decorrer da experiência, realizou-se uma análise minuciosa das não conformidades relacionadas à aplicação do protocolo de identificação segura. Durante essa análise, foi identificada uma preocupante resistência por parte de alguns profissionais de enfermagem em seguir o protocolo estabelecido. Tal resistência revelou-se preocupante, uma vez que a falta de adesão integral ao protocolo pode desencadear consequências potencialmente fatais para a saúde dos pacientes. Portanto, é fundamental que os profissionais compreendam a gravidade de suas ações e a importância de seguir fielmente os protocolos, visando sempre a proteção e a segurança dos pacientes sob seus cuidados. CONCLUSÃO: Diante do exposto, evidencia-se a importância de identificar as dificuldades para a implantação da segurança como estratégia para a criação de ações de melhoria no âmbito dos serviços de saúde, tanto para o paciente quanto para o profissional de saúde, a fim de garantir condições adequadas de trabalho e treinamento às equipes assistenciais. Assim, estimula-se a implementação da cultura de segurança no cuidado em saúde.

Palavras-chave:

Segurança do paciente; sistemas de identificação de pacientes; enfermagem.

 

 

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

Segurança do paciente e melhoria da qualidade.

Código do trabalho:

396062.

Título:

A ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE SUBMETIDO Á PULSOTERAPIA: RELATO DE EXPERIENCIA.

Autor principal:

Jhemerson da Silva Cruz.

Autores (em ordem alfabética):

Emile Gervazoni Barroso.

Contato principal:

silvajhemerson83@gmail.com.

Resumo:

INTRODUÇÃO: A pulsoterapia com corticosteroide intravenoso envolve a administração de doses elevadas de corticosteroides (a partir de 1 g/dia) por três dias consecutivos ou em dias alternados. Indicada para tratar diversas doenças autoimunes, como Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), esclerose múltipla, artrite reumatoide, neurite óptica e Doença de Devic, a internação é necessária devido aos possíveis efeitos adversos. A monitorização dos sinais vitais e a padronização dos cuidados são essenciais para garantir a segurança do paciente, dado o papel crucial da equipe de enfermagem na administração e acompanhamento do tratamento. OBJETIVOS: Sistematizar uma assistência individualizada e integral, contextualizando o processo saúde-doença e com focalização ampliada para além do biológico, abrangendo aspectos emocionais, sociais e espirituais do paciente. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência, desenvolvido a partir de vivências de um acadêmico de Enfermagem do 6º período em um hospital privado localizado na cidade de Manaus, Amazonas. RESULTADOS: Após o acompanhamento de uma paciente adulta, portadora de neuromielite óptica, foram observados efeitos colaterais relacionados ao tratamento ao longo dos dias, exigindo cuidados individualizados e integrais. Esses cuidados incluíram a promoção do conforto, higiene e segurança, além da monitorização contínua, administração precisa de medicamentos e suporte emocional, visando minimizar desconfortos e promover o bem-estar geral da paciente. CONCLUSÃO: Sintetiza-se a importância de aplicar a sistematização da assistência de enfermagem que proporcione uma visão holística do paciente, visto que os longos períodos de internação a que essas pessoas estão suscetíveis frequentemente resultam em dependência física e emocional.

Palavras-chave:

Pulsoterapia; assistência de enfermagem; sinais vitais.

 

 

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

Segurança do paciente e melhoria da qualidade.

Código do trabalho:

396479.

Título:

PERCEPÇÃO DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM A RESPEITO DA DIFICULDADE NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROTOCOLO DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCO MANCHESTER: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autor principal:

Eduarda Santos da Silva.

Autores (em ordem alfabética):

Laís Vitória Guedes Campelo, Taís Rodrigues Nogueira, Thatyana Borges Machado.

Contato principal:

duda69080@gmail.com.

Resumo:

INTRODUÇÃO: A classificação de risco consiste em uma avaliação imediata ou mediata para identificação do paciente que chega a uma unidade hospitalar. Estabelece as prioridades de acordo com a gravidade e permite que se determinem os procedimentos médicos necessários, organizando assim o fluxo de pacientes que procuram estas unidades. OBJETIVO: Descrever a experiência e percepção de acadêmicas de enfermagem a respeito da dificuldade na implementação da classificação de risco em uma unidade de saúde. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência vivenciado pelas discentes de enfermagem, durante as aulas práticas em uma unidade de pronto atendimento na zona norte de Manaus, no período de março a junho de 2024. RESULTADOS: Sabemos da importância da classificação de risco em unidades hospitalares para se manter a organização, funcionamento e fluxo de atendimento, promovendo assim maior humanização. Já a sua não utilização acarreta grandes desafios no atendimento dos pacientes. Desafios esses que foram percebidos pelas acadêmicas, como: superlotação, processo de trabalho fragmentado, exclusão dos usuários desse sistema ainda na porta de entrada da unidade, conflitos de poder, desrespeito aos direitos desses usuários, falta de compreensão dos usuários referente aos serviços oferecidos nesta unidade, entre outros. CONCLUSÃO: A equipe de enfermagem deve possuir um profundo conhecimento da classificação de risco e estar capacitada para aplicar essa avaliação de forma precisa. Isso assegura que cada paciente receba o cuidado adequado de acordo com a urgência e a gravidade de sua situação, contribuindo para um atendimento humanizado, mais eficaz, seguro e de qualidade.

Palavras-chave:

Classificação de risco; enfermagem; triagem.

 

 

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

Segurança do paciente e melhoria da qualidade.

Código do trabalho:

396581.

Título:

A SEGURANÇA DO PACIENTE FRENTE AO RISCO DE QUEDA EM PUÉRPERAS NO PÓS IMEDIATO DE CESARIANA – RELATO DE EXPERIENCIA.

Autor principal:

Rosilene Martins dos Santos.

Autores (em ordem alfabética):

Dulcelene Mendes Pantoja, Gabrielle Amoedode Albuquerque Souza.

Contato principal:

rosesantosnutri@gmail.com.

Resumo:

INTRODUÇÃO: A cesariana consiste em um procedimento cirúrgico para partos que se dá por uma incisão realizada na parede abdominal e uterina na região do baixo ventre, para a retirada do feto. No período pós-parto, as puérperas estão mais propensas a cair, principalmente devido aos efeitos contínuos da anestesia, hipotensão, fraqueza, uso de medicamentos e hemorragias. Diante disto, destaca-se a necessidade de sensibilizar os profissionais de Enfermagem a se apropriarem da sistematização da assistência de Enfermagem, o que pode contribuir para a prevenção e qualificação do cuidado. OBJETIVO: Relatar a experiência frente ao risco de queda em puérperas no pós-operatório imediato de cesariana. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, acerca da assistência de enfermagem à paciente puérpera submetida a cesariana durante aulas práticas na clínica cirúrgica de uma maternidade pública na cidade de Manaus, no período de fevereiro a março de 2023. RESULTADOS: As quedas nas unidades obstétricas representam um grande problema, pois, mesmo ocorrendo com frequência, muitas vezes não são notificadas. A origem dessas ocorre em diversas situações e, principalmente, pela falta de conduta segura do profissional de enfermagem. Durante o trabalho de parto e no pós-parto, aumentam-se significativamente os riscos de ocorrência desse evento adverso, sendo indispensável a realização de orientações complementares e de medidas de cuidado. CONCLUSÃO: É importante que o enfermeiro conheça as suscetibilidades à queda, de modo a identificar os fatores de risco, sendo capaz de aplicar um plano de cuidados com intervenções efetivas para prevenção de quedas.

Palavras-chave:

Segurança do paciente, saúde da mulher; período pós-parto; segurança do paciente; acidentes por queda.

 

 

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

Segurança do paciente e melhoria da qualidade.

Código do trabalho:

397678.

Título:

PERCEPÇÃO DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM QUANTO AO PAPEL DOS ACOMPANHANTES NA SEGURANÇA DO PACIENTE PEDIÁTRICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autor principal:

Isabela Vasconcelos de Sá.

Autores (em ordem alfabética):

Adriano Augusto Pereira Machado, Alcivane de Lima Gomes, Jhennifer Oliveira Santana.

Contato principal:

isabelavasconcellos.sa@gmail.com.

Resumo:

INTRODUÇÃO: Considera-se segurança do paciente a redução de riscos e danos desnecessários provocados pelos cuidados em saúde. Quando se trata de unidades de pediatria e neonatologia, as crianças estão mais expostas à ocorrência de eventos adversos, fazendo com que a equipe de enfermagem preste uma assistência segura a esses pacientes. OBJETIVOS: O objetivo deste estudo é descrever a vivência das acadêmicas de enfermagem frente à percepção a respeito da segurança do paciente pediátrico. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado durante aulas práticas em uma unidade hospitalar pediátrica de grande porte em Manaus – AM, no período de março a abril de 2023. RESULTADOS: Durante a experiência, pôde-se observar que alguns acompanhantes não davam importância às orientações de segurança repassadas pela equipe de enfermagem, e outros relataram que a responsabilidade era dos profissionais de enfermagem e que seu principal papel era oferecer apoio emocional para a criança, porém a maioria reconhecia que são responsáveis pela segurança de seus familiares e que podem ajudar na prevenção de erros. Essas situações reforçam a importância do envolvimento ativo dos acompanhantes como parceiros na prevenção dos eventos adversos e, consequentemente, da segurança do paciente. CONCLUSÃO: A segurança do paciente pediátrico é uma responsabilidade compartilhada que envolve não apenas a equipe multiprofissional, mas também os acompanhantes. Ao se tornarem participantes ativos no processo de cuidado, os acompanhantes podem ajudar a identificar riscos, facilitar a comunicação e garantir que as necessidades da criança sejam atendidas de maneira eficaz.

Palavras-chave:

Segurança do paciente; pediatria; acompanhante de paciente; enfermagem.

 

 

 

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

Saúde para todos: prevenção de doenças e promoção de hábitos saudáveis.

Código do trabalho:

397911.

Título:

SEGURANÇA E ÉTICA NA REALIZAÇÃO DA TÉCNICA CORRETA DO PAPANICOLAU: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autor principal:

Marcella Kayane Rodrigues Neves.

Autores (em ordem alfabética):

Emile Gervazoni Barroso, Thayenne Ribeiro Alves.

Contato principal:

marcellan916@gmail.com.

Resumo:

INTRODUÇÃO: O exame de Papanicolau, também denominado preventivo ou exame citopatológico, é um procedimento ginecológico que visa detectar alterações nas células do colo do útero que possam indicar infecções, inflamações, lesões pré-cancerosas ou câncer cervical em estadiamento. Sendo imprescindível tanto na prevenção quanto no diagnóstico. OBJETIVOS: Este estudo tem como objetivo enfatizar a importância do acolhimento dos profissionais em relação à paciente, sua segurança e promover a conscientização sobre os critérios dos exames. MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência de uma acadêmica de enfermagem do 3º período, que foi realizado no ano de 2022 em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). RESULTADOS: Observou-se que o tratamento e a segurança oferecidos faziam total diferença no retorno ativo dessas mulheres. Constatou-se que o desconforto físico e emocional por elas expressado era causado pela falta de orientação adequada sobre o exame, bem como pela realização de maneira fria e desatenta, o que impede que o exame seja aproveitado como um momento de cuidado e autoconhecimento para a mulher. CONCLUSÃO: Em síntese, a ampliação de espaços de diálogo e de escuta na atenção primária à saúde tem sido apontada como fundamental para qualificar as práticas e alterar positivamente a percepção e a experiência das mulheres em relação à prevenção do câncer do colo do útero.

Palavras-chave:

Teste de Papanicolau; saúde da mulher; centros de saúde.

 

 

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

Segurança do paciente e melhoria da qualidade.

Código do trabalho:

397952.

Título:

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM SEGURA AO PACIENTE SUBMETIDO À CIRURGIA DE LAPAROTOMIA EXPLORATÓRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autor principal:

Silvia Patrícia de Souza Araújo.

Autores (em ordem alfabética):

Karen Carvalho Magalhães de Queiroz, Rafaela Pereira da Silva, Adriano Augusto Pereira Machado.

Contato principal:

patriciasilviapingo@gmail.com.

Resumo:

INTRODUÇÃO: A laparotomia exploratória é um procedimento cirúrgico do tipo emergencial, que consiste na abertura do abdome (laparotomia), e tem como finalidade sua exploração (laparotomia exploradora) em exame e tratamento de problemas. Nesse contexto, identificam-se muitas complicações que podem estar ligadas a ela. Dessa maneira, o enfermeiro é essencial na segurança do paciente cirúrgico, contribuindo para uma assistência de qualidade, prevenção de erros, visando à recuperação do paciente. OBJETIVO: Relatar a vivência de acadêmicas de enfermagem frente à assistência de enfermagem segura a um cliente submetido à laparotomia exploratória. MÉTODO: Estudo descritivo, tipo relato de experiência, acerca da assistência de enfermagem segura a um cliente submetido à laparotomia exploratória, internado na clínica cirúrgica de um hospital no município de Manaus, durante aulas práticas realizadas no mês de março e abril de 2023. RESULTADOS: Durante a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAEP), identificou-se os diagnósticos de enfermagem, e foram estabelecidos resultados esperados e as intervenções de enfermagem que se relacionaram às condições fisiológicas do paciente. Essa metodologia é fundamental para que se obtenha um período cirúrgico de qualidade e com segurança. A equipe de enfermagem deve estar atenta à identificação de riscos, para manter a segurança do paciente, protegendo-o de traumas e possíveis eventos adversos, adotando medidas preventivas. CONCLUSÃO: A experiência permitiu aos acadêmicos de enfermagem uma abordagem sistemática e cuidadosa na implementação segura da assistência de enfermagem ao paciente em ambiente hospitalar, contribuindo para a qualidade da atenção, recuperação e reabilitação do paciente cirúrgico.

Palavras-chave:

Segurança do Paciente; enfermagem; laparotomia; diagnóstico de enfermagem.

 

 

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

Segurança do paciente e melhoria da qualidade.

Código do trabalho:

398181.

Título:

PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM FRENTE A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES ASSOCIADAS AO CATETERISMO VESICAL DE DEMORA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autor principal:

Rafael Moreira de Castro.

Autores (em ordem alfabética):

Alan da Silva Fernandes, Kátia Suely de Castro Braga, Raphael Torres Lins.

Contato principal:

rafamoreiracastro97@gmail.com.

Resumo:

INTRODUÇÃO: O cateterismo vesical é um procedimento invasivo que consiste na inserção de um cateter pela uretra até a bexiga, onde permanece por um período prolongado para permitir a drenagem contínua da urina. É indicado para condições como retenção urinária, monitoramento do débito urinário e situações que exigem esvaziamento vesical contínuo. Durante o procedimento, destaca-se a importância do conhecimento técnico-científico do profissional. De acordo com a resolução COFEN-RS Nº 450/2013, devido ao caráter invasivo do procedimento, a responsabilidade é exclusiva do enfermeiro, o que contribui para a prevenção de atos iatrogênicos durante a sondagem. OBJETIVO: Relatar experiência vivenciada pelos acadêmicos de enfermagem frente à atuação do enfermeiro na prevenção de possíveis complicações associadas ao cateterismo vesical de demora. MÉTODO: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado por discentes de enfermagem em um hospital de pronto atendimento em Manaus, durante aulas práticas realizadas de março a abril de 2023, acerca da assistência de enfermagem a pacientes críticos na sala de emergência, com indicação de realização de cateterismo vesical de demora e prevenção de possíveis complicações. RESULTADOS: Durante as aulas práticas, observou-se que o enfermeiro desempenha com êxito a assistência ao cateterismo vesical de demora, utilizando técnicas e conhecimento científico. Além disso, é essencial estimular e orientar a equipe de enfermagem na prevenção de complicações, como infecções, dermatite, traumas, estenose uretral e cistites. CONCLUSÃO: Portanto, a importância do comprometimento, conhecimento científico, habilidade e o uso de técnicas assépticas é fundamental para a excelência da assistência prestada pelo profissional enfermeiro ao paciente.

Palavras-chave:

Cateterismo uretral; enfermagem; complicações, prevenção.

 

 

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

Segurança do paciente e melhoria da qualidade.

Código do trabalho:

398312.

Título:

RISCO DE QUEDA EM PACIENTE PORTADOR DE DOENÇA NEUROMUSCULAR ASSISTIDO NA URGÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autor principal:

Francisca Sandrina Pereira do Nascimento.

Autores (em ordem alfabética):

Daniela Gomes de Souza, Francinilde Grana Fernandes, Raphael Torres Lins.

Contato principal:

sandrinanascimento712@gmail.com.

Resumo:

INTRODUÇÃO: Define-se queda como um fator não intencional que leva o indivíduo a um nível mais baixo que a posição inicial. A queda é um dos principais eventos adversos, em que a pessoa inadvertidamente cai ao solo. A população portadora de doenças neurológicas apresenta maior risco de queda do que o normal. OBJETIVOS: Relatar a experiência de possível risco de queda de um paciente portador de doença neuromuscular admitido na urgência. MÉTODO: Estudo do tipo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado por discentes de enfermagem, na ocasião das aulas práticas obrigatórias de semiotécnica em um SPA na zona norte de Manaus. RESULTADOS: Durante as aulas práticas, observou-se a admissão de um paciente portador de doença neuromuscular congênita na companhia de sua genitora. Após todas as condutas médicas realizadas, o paciente foi encaminhado ao posto de medicação e para a realização de exames. Durante sua locomoção até o posto de medicação, foi observado que os riscos de queda eram grandes tanto por sua condição crônica de saúde, quanto em sua transferência para uma maca que não apresentava as barras de proteção laterais. CONCLUSÃO: São muitos os fatores que favorecem a ocorrência de quedas. A enfermagem deve ter um cuidado especial a fim de diminuir o risco de queda. É essencial elaborar um plano para aprimorar e garantir a segurança do paciente. Para isso, a comunicação entre profissionais de saúde, paciente e família deve ser eficaz, visando melhorar a qualidade do serviço e assegurar a proteção do paciente.

Palavras-chave:

Queda; urgência; enfermagem; doenças do sistema nervoso.

 

 

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

Segurança do paciente e melhoria da qualidade.

Código do trabalho:

398419.

Título:

PERCEPÇÃO DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM FRENTE AOS IMPACTOS DA ESTIAGEM NA SAÚDE DE COMUNIDADES RIBEIRINHAS NO AMAZONAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autor principal:

Ludmila Dara Faria de Freitas.

Autores (em ordem alfabética):

Adriano Augusto Pereira Machado, Ingrid Caroline Lima Peres, Sindy Karolayne Souza de Castro.

Contato principal:

luddara.29@gmail.com.

Resumo:

INTRODUÇÃO: A seca no Amazonas é um fenômeno natural que acontece nos meses entre setembro e novembro, consequentemente causada pela ausência de chuva no estado do Amazonas, dificultando a assistência de saúde. Diante disso, a enfermagem surge com uma força vital para a promoção de saúde e intervenções para os desafios enfrentados na estiagem. A equipe de enfermagem tem um papel fundamental na prestação de cuidados e fortalecimento do sistema de saúde local. OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada pelas acadêmicas de enfermagem de uma universidade privada de Manaus, em atividade na promoção de educação em saúde em uma comunidade ribeirinha afetada pela escassez de água.

MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo, que constitui um relato de experiência, descrevendo a vivência dos autores na participação de uma atividade social promovida pela universidade como prática facilitadora de conhecimento no contexto da saúde coletiva em uma comunidade ribeirinha em novembro de 2023. RESULTADO: Durante a atividade, foi relatado pela comunidade a carência de ações de saúde no período de estiagem, causando um grande impacto na assistência à saúde. Foi observado, ainda, que essa comunidade, mesmo diante da precariedade da situação, relatou gratidão pela ação em saúde promovida pelos acadêmicos, proporcionando excelentes resultados e valiosa experiência para eles. Conclusão: A vida ribeirinha segue as mudanças climáticas, cabendo à equipe de saúde adaptar-se a tais mudanças. Inserir acadêmicos nessas ações lhes proporciona a percepção necessária para compreender a importância de alcançar essas comunidades, que devem ser inseridas na atenção à saúde.

Palavras-chave:

Estiagem; assistência multiprofissional de saúde; vulnerabilidade a desastre; enfermagem.

 

 

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

Segurança do paciente e melhoria da qualidade.

Código do trabalho:

398705.

Título:

RODA DE CONVERSA A RESPEITO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA MULHER: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autor principal:

Kerllem Anny Pamplona Barbosa.

Autores (em ordem alfabética):

Alinne Nunes dos Anjos, João Victor Santos Marques, Suzyelle da Costa Cordeiro.

Contato principal:

kerllempamplona70@gmail.com.

Resumo:

INTRODUÇÃO: A violência contra a mulher é definida por situações em que ela se sente ameaçada, podendo ser com palavras de baixo calão, sendo desrespeitada, sendo obrigada a fazer algo que se recuse a fazer, sendo violentada e agredida física e mentalmente. OBJETIVO: Este trabalho tem como objetivo descrever a percepção dos acadêmicos na participação de uma roda de conversa a respeito da violência doméstica contra a mulher.

MÉTODO: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado por discentes de enfermagem, na ocasião de uma roda de conversa realizada durante a aula da disciplina de Saúde da Mulher, onde houve a participação ativa dos alunos em relação ao tema proposto. RESULTADO: A violência doméstica contra a mulher tem importante impacto na saúde pública, pois influencia sobre as formas como as mulheres vivem, adoecem e morrem. Durante o debate, foi observado que muitas mulheres presentes na roda já tinham vivenciado algum tipo de violência ou presenciado alguém na família que tenha sido violentada. A grande maioria das agressões vem do marido, namorado, companheiro ou familiar. E que muitas dessas mulheres têm medo de expor o ocorrido, por receio de serem mal interpretadas por qualquer pessoa. CONCLUSÃO: A partir dessa experiência, observou-se a necessidade do estímulo a rodas de conversa, criação de espaços para discussão e ações em conjunto com a universidade como ferramenta de promoção da saúde e prevenção da violência contra a mulher, de forma a incentivar as denúncias, divulgar, esclarecer e orientar a sociedade, atingindo mulheres de todas as idades, independentemente da classe social.

Palavras-chave:

Enfermagem; violência doméstica; aprendizagem.

 

 

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

Segurança do paciente e melhoria da qualidade.

Código do trabalho:

398832.

Título:

A SEGURANÇA DO PACIENTE FRENTE AO RISCO DE QUEDA EM PUÉRPERAS NO PÓS IMEDIATO DE CESARIANA – RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autor principal:

Rosilene Martins dos Santo.

Autores (em ordem alfabética):

Dulcilene Mendes Pantoja, Gabrielle Amoedo de Albuquerque Souza, Suzyelle da Costa Cordeiro.

Contato principal:

rosesantosnutri@gmail.com.

Resumo:

INTRODUÇÃO: A cesariana consiste em um procedimento cirúrgico para partos que se dá por uma incisão realizada na parede abdominal e uterina na região do baixo ventre, para a retirada do feto. No período pós-parto, as puérperas estão mais propensas a cair, principalmente devido aos efeitos contínuos da anestesia, hipotensão, fraqueza, uso de medicamentos e hemorragias. Diante disso, destaca-se a necessidade de sensibilizar os profissionais de Enfermagem a se apropriarem da sistematização da assistência de enfermagem, o que pode contribuir para a prevenção e qualificação do cuidado. OBJETIVO: Relatar a experiência frente ao risco de queda em puérperas no pós-operatório imediato de cesariana. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, acerca da assistência de enfermagem à paciente puérpera submetida a cesariana durante aulas práticas na clínica cirúrgica de uma maternidade pública na cidade de Manaus, no mês de fevereiro e março de 2023. RESULTADOS: As quedas nas unidades obstétricas representam um grande problema, pois, mesmo ocorrendo com frequência, muitas vezes não são notificadas. A origem delas ocorre em diversas situações e, principalmente, pela falta de conduta segura do profissional de enfermagem. Durante o trabalho de parto e no pós-parto, aumentam-se significativamente os riscos de ocorrência desse evento adverso, sendo indispensável a realização de orientações complementares e de medidas de cuidado. CONCLUSÃO: É importante que o enfermeiro conheça as suscetibilidades à queda, de modo a identificar os fatores de risco, sendo capaz de aplicar um plano de cuidados com intervenções efetivas para a prevenção de quedas.

Palavras-chave:

Segurança do paciente, saúde da mulher; período pós-parto; segurança do paciente; acidente por quedas.

 

 

 

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

Segurança do paciente e melhoria da qualidade.

Código do trabalho:

398990.

Título:

PROCESSOS DE TRABALHO NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PREPARO DE PACIENTE PARA CIRURGIA CARDÍACA.

Autor principal:

Maria Glaudimar Almeida.

Autores (em ordem alfabética):

———-.

Contato principal:

gerenf.hufm@gmail.com

Resumo:

INTRODUÇÃO: O presente trabalho teve origem após o diagnóstico situacional da Supervisão de Enfermagem, no decorrer do primeiro mês de gestão na Clínica Cardiológica 2. A situação que mais despertou o interesse em construir um trabalho abordando as não conformidades encontradas foi no que tange aos fluxos referentes ao preparo de pacientes cardiopatas que serão submetidos a procedimentos cirúrgicos. OBJETIVO: Construir fluxogramas como ferramenta visual para a equipe multiprofissional, de forma a conseguir assimilar as etapas do processo de preparo de pacientes para procedimentos cirúrgicos. MÉTODO: A metodologia utilizada foi o uso de modelos de fluxogramas, por serem uma disposição gráfica das etapas de um processo – quase como um mapa mental dos caminhos que as pessoas devem seguir em diferentes circunstâncias para alcançar objetivos. RESULTADOS: A Clínica Cardiológica 2 é campo de residência médica, então observou-se a necessidade de inseri-los no processo de reestruturação dos serviços assistenciais do setor. Assim como a relevância de realizar um alinhamento com os enfermeiros assistenciais, para que estes se engajem mais nos protocolos e na comunicação efetiva com os profissionais médicos. Foi possível readaptar o “check-list para cirurgias cardíacas” e construir o “fluxograma de rotina para os residentes de Medicina”.

Palavras-chave:

Enfermagem; cardíacas; fluxograma.

 

 

 

 

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

Segurança do paciente e melhoria da qualidade.

Código do trabalho:

398995.

Título:

RODA DE CONVERSA DA ENFERMAGEM : SUA PARTICIPAÇÃO VALE OURO.

Autor principal:

Maria Glaudimar Almeida.

Autores (em ordem alfabética):

Alessandra Pereira Lima, Maria Glaudimar Almeida, Sandra Maria Azedo Lobato, Tayanna Lopes da Silva Fortes.

Contato principal:

gerenf.hufm@gmail.com.

Resumo:

INTRODUÇÃO: O Projeto de Extensão denominado “Roda de Conversa da Enfermagem: Sua Participação Vale Ouro” surgiu devido ao diagnóstico situacional evidenciado pela gestão de enfermagem, em visitas in loco nos setores de internação, no que tange ao embasamento teórico das equipes de enfermagem. OBJETIVO: Despertar nas equipes de enfermagem a busca para expandirem seus conhecimentos teóricos e científicos no que tange ao sistema cardiovascular, tanto na anatomia, fisiologia e fisiopatologia. MÉTODO: O projeto foi construído em 03 etapas, tendo como piloto as clínicas cardiológicas 1 e 2. Os enfermeiros formaram duplas/trios para a construção do estudo de caso. As duplas/trios escolheram um paciente que apresentasse uma patologia cardíaca e construiriam slides contendo: conceito; fisiopatologia; sintomatologia; assistência de enfermagem; atualização em guidelines e protocolos. A explanação aconteceu em datas estabelecidas pela gerência de enfermagem, seguindo o dia de plantão das duplas/trios estabelecidas. RESULTADOS: Com o presente “projeto”, conseguimos despertar nas equipes de enfermagem o interesse na educação permanente, na busca de aprimoramento voltado para os pacientes que estão e que buscam a unidade com problemas de saúde cardiovascular. CONCLUSÃO: O projeto “Roda de Conversa da Enfermagem: Sua Participação Vale Ouro” demonstrou a eficácia em engajar as equipes de enfermagem na educação permanente, ampliando seus conhecimentos teóricos e científicos sobre o sistema cardiovascular. Através da construção colaborativa de estudos de caso, as equipes puderam aprimorar a assistência prestada aos pacientes com doenças cardíacas, reforçando a importância da atualização constante para uma prática profissional mais qualificada e eficiente.

Palavras-chave:

Enfermagem; cardíacas; fisiologia.

 

 

 

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

Segurança do paciente e melhoria da qualidade.

Código do trabalho:

399429.

Título:

INFECÇÕES CRUZADAS EM AMBIENTE HOSPITALAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autor principal:

Raquel Carolina Mota dos Santos.

Autores (em ordem alfabética):

Ana Clara Ferreira Cavalcante, Judith Tenazor Zelada, Raquel Carolina Mota dos Santos.

Contato principal:

raquelcarolinamds09@icloud.com.

Resumo:

INTRODUÇÃO: A infecção hospitalar é qualquer tipo de infecção adquirida por um procedimento de assistência à saúde ou pela internação do paciente. A enfermagem desempenha um papel fundamental na prevenção, controle e manejo das infecções hospitalares, ações essenciais para a manutenção de um ambiente hospitalar seguro e para a redução da incidência de infecções, que podem ocorrer por meio de infecções cruzadas, causando contaminações que podem vir a ocorrer de diversas formas, como o manuseio de instrumentos contaminados, o má uso de equipamentos de proteção individual e o não uso do protocolo de higienização das mãos. OBJETIVO: Relatar a experiência de uma acadêmica de enfermagem nas práticas clínicas sobre infecções cruzadas em ambiente hospitalar. MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência de uma acadêmica de enfermagem do 5° período, em um hospital de nível terciário, Manaus, Amazonas. RESULTADOS: Observou-se, através das atividades realizadas nos setores, principalmente de emergência e inalação, a não utilização dos equipamentos de proteção individual, a não higienização e esterilização correta de equipamentos e os seguimentos corretos do protocolo de higienização das mãos, deixando o ambiente suscetível à propagação de infecções hospitalares, acarretando de forma direta no processo saúde-doença do paciente. CONCLUSÃO: Conclui-se que as infecções cruzadas em um ambiente hospitalar reforçam a necessidade de uma abordagem multifacetada, que envolva não apenas a adesão rigorosa aos protocolos de higiene, mas também o investimento em tecnologias de desinfecção, educação e sistemas de vigilância robustos.

Palavras-chave:

Infecção; ambiente hospitalar; contaminação biológica; higienização das mãos.

 

 

 

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

Segurança do paciente e melhoria da qualidade.

Código do trabalho:

399370.

Título:

INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA ASSISTÊNCIA HOSPITALAR: ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO E RESULTADOS DA UTILIZAÇÃO DE UM ÓCULOS DE REALIDADE AUMENTADA EM SERVIÇOS DE SAÚDE.

Autor principal:

Ana Mily Correia da Silva.

Autores (em ordem alfabética):

———-.

Contato principal:

ana-mily@outlook.com.

Resumo:

INTRODUÇÃO: A integração de tecnologias como a telemedicina e teleinterconsultas através de um óculos de realidade aumentada em serviços de saúde tem o potencial de transformar os cuidados prestados aos pacientes, melhorando a eficiência e acessibilidade em um hospital de média e alta complexidade. OBJETIVO: Este trabalho explora a aplicação de tecnologias por meio de um óculos de realidade aumentada na prestação de serviços à saúde em um hospital estadual, com o objetivo de evidenciar o impacto na assistência especializada e cuidados centrados no paciente. MÉTODO: Foi adotada uma abordagem qualitativa, por meio de um relato de experiência, entrevistas com profissionais de saúde e observações diretas dos processos de telecuidado. Os dados foram analisados para identificar os benefícios e desafios associados à integração das tecnologias. RESULTADOS: A implementação das tecnologias resultou em uma redução de 30% nos tempos de espera para atendimentos especializados, ampliou o acesso dos pacientes por meio das teleinterconsultas com médicos especialistas, houve redução do tempo de permanência nas clínicas de internação e a satisfação dos pacientes melhorou significativamente devido ao atendimento mais rápido e personalizado. CONCLUSÃO: As tecnologias empregadas no telecuidado demonstraram um potencial significativo para melhorar a assistência especializada em hospitais de média e alta complexidade. Os benefícios na assistência hospitalar prestada são evidentes. Recomenda-se a continuidade do investimento e aprimoramento dessas tecnologias para maximizar seu impacto positivo na gestão hospitalar e no cuidado ao paciente.

Palavras-chave:

Investimentos em saúde; transformação digital na saúde; óculos de realidade aumentada.

 

 

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

Segurança do paciente e melhoria da qualidade.

Código do trabalho:

399407.

Título:

VIDEOCUIDADO: UM CONCEITO DE TELEMEDICINA HUMANIZADA COM QUALIDADE NA GESTÃO DE TREINAMENTOS.

Autor principal:

Ana Mily Correia da Silva.

Autores (em ordem alfabética):

———-.

Contato principal:

ana-mily@outlook.com.

Resumo:

Este trabalho tem por objetivo apresentar a experiência durante a implantação de serviços de telemedicina baseados no manual da Organização Nacional de Acreditação – ONA, no que tange à seção 2, subseção 2.18. As implantações aconteceram nos estados de Alagoas, Piauí e Maranhão, no Brasil. Diante desta realidade, surge um questionamento: É possível fazer a gestão de treinamentos para atendimentos de telemedicina de forma humanizada? O trabalho foi realizado em 23 unidades distribuídas por todo o estado de Alagoas no período de dois anos e 16 unidades distribuídas no estado do Piauí no período de um ano. Dentre as unidades de saúde, foram contempladas Unidades de Pronto Atendimento – UPAs, mini prontos-socorros e hospitais. Os treinamentos eram voltados para atendimento de telemedicina para pacientes com quadro de Acidente Vascular Cerebral – AVC agudo e Infarto Agudo do Miocárdio – IAM. Os profissionais que receberam os treinamentos eram: médicos especialistas (radiologistas, neurologistas, neurocirurgiões e cardiologistas), médicos generalistas (que atuavam nas unidades contempladas pelo programa de treinamentos), enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de radiologia que atuam nos tomógrafos, agentes de portaria e recepcionistas. Foram treinados 1.527 profissionais de saúde no estado de Alagoas e 2.268 profissionais no estado do Piauí. Os resultados demonstram que falar sobre humanização e cuidados específicos durante atendimentos por vídeo são fatores que a equipe solicita esclarecimentos e impactam no cuidado prestado.

Palavras-chave:

Humanização da assistência; gestão da qualidade; gestão de treinamentos.

 

 

 

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

Segurança do paciente e melhoria da qualidade.

Código do trabalho:

406003.

Título:

REMODELAGEM DE PROCESSOS NA LINHA DE CUIDADO DA SEPSE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autor principal:

Daniel Freire.

Autores (em ordem alfabética):

Anny Karoline de Miranda, Lurdilene Pereira, Mayla Gabriela S. Borba.

Contato principal:

enfermeirodanielfreire@gmail.com.

Resumo:

INTRODUÇÃO: A Sepse é uma síndrome altamente prevalente e uma das principais causas de morbidade e mortalidade, resultando em altos custos para o sistema de saúde. O reconhecimento precoce e o tratamento adequado são essenciais para melhorar os desfechos. A implementação de protocolos clínicos gerenciados padroniza o atendimento ao paciente séptico, reduzindo desfechos negativos e aumentando a efetividade do tratamento. OBJETIVO: Descrever a remodelagem dos processos e o gerenciamento do protocolo de sepse, visando mitigar os riscos e aperfeiçoar as boas práticas assistenciais. MÉTODO: Durante um período de 07/2023 a 11/2023, foram realizados 15 encontros entre a equipe de Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e os demais setores envolvidos no protocolo de sepse. Para remodelagem dos processos, foram utilizadas as ferramentas da qualidade: Diagrama de Ishikawa, 5 porquês, gráfico de Pareto, Matriz de Risco, SIPOC, 5W2H, Indicadores e PDSA, associados ao Brainstorm para identificar as oportunidades de melhorias e traçar as intervenções de gestão necessárias para aperfeiçoar a adesão e o gerenciamento do protocolo. RESULTADOS: No período de janeiro de 2024 a julho de 2024, comparado ao mesmo período do ano passado, a adesão cresceu em 33% nas boas práticas de gerenciamento de risco e do protocolo sepse, como preenchimento correto das fichas de coleta, adesão a antibióticos profiláticos e no preenchimento correto das declarações de óbitos. CONCLUSÃO: A implementação de melhoria na padronização dos processos de coleta de dados e análise, capacitação das equipes, resultou em redução na ocorrência de falhas no manejo da sepse na instituição.

Palavras-chave:

Sepse; protocolo; processo.

 

 

 

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

Segurança do paciente e melhoria da qualidade.

Código do trabalho:

406037.

Título:

RELATO DE EXPERIÊNCIA: CERTIFICAÇÕES HOSPITALARES COM FOCO DE GARANTIR A QUALIDADE E A SEGURANÇA NO ATENDIMENTO À SAÚDE.

Autor principal:

Salete Lima.

Autores (em ordem alfabética):

Bruno Costa, Mauricio Filgueiras, Nereida Couto.

Contato principal:

sal.qualidade@gmail.com.

Resumo:

INTRODUÇÃO: Demonstrar a importância de desenvolver melhorias nos processos através de auditorias periódicas de qualidade, promovendo a mudança da cultura e o gerenciamento dos processos de gestão hospitalar, visando alcançar os padrões de excelência. OBJETIVO: Demonstrar a importância de desenvolver melhorias nos processos através de auditorias periódicas de qualidade, promovendo a mudança da cultura e o gerenciamento dos processos de gestão hospitalar, visando alcançar os padrões de excelência. MÉTODO: Estudo descritivo, referente ao período de 2020 a 2024, com apresentação dos resultados obtidos nas certificações em um hospital público em Manaus: ISO 9001 (2019), Selo de Qualificação ONA (2021), ISO 14001 (2022), Acreditação Nível 1 (2022), ISO 45001 (2023), PQA (Programa de Qualidade Amazonas) (2023), Acreditação Nível 2 (2024). RESULTADOS: Destacamos as parcerias internas e externas no amadurecimento e nas melhorias na gestão. Os indicadores de efetividade assistencial e de gestão no período de 2020 a 2024: Índice de Infecção Hospitalar: Jan/2021 – 5,31% – Jan/2023 – 1,96% – Jul/2024 – 0,84%; Pesquisa de Satisf. do Paciente: Jan/2020 – 80% – Jan/2023 – 97% – Jul/2024 – 93%; Taxa de Eventos Adversos: Jan/2021 – 9,9% – Jan/2023 – 19,05% – Jul/2024 – 6,14%; Pesquisa de Satisf. do Cliente Interno: Jan/2022 – 86% – Jan/2023 – 98,9% – Jan/2024 – 100%. CONCLUSÃO: Obter selos de qualificação e certificações favorece o aprimoramento da gestão e a melhoria dos processos, dessa forma garantindo padrões de qualidade para os colaboradores e pacientes da instituição, ressaltando o compromisso com a excelência no atendimento à saúde.

Palavras-chave:

Qualidade; certificação; melhoria.

 

 

 

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

Segurança do paciente e melhoria da qualidade.

Código do trabalho:

406081.

Título:

GERENCIAMENTO DE RISCOS HOSPITALARES: ESTRATÉGIA PARA GARANTIR A QUALIDADE DO CUIDADO E A SEGURANÇA DO PACIENTE.

Autor principal:

Isabela Pereira de Meneses.

Autores (em ordem alfabética):

Etiene de Jesus, Geudreina Sena, Mayla Gabriela S. Borba.

Contato principal:

isabelameneses.24@gmail.com.

Resumo:

INTRODUÇÃO: Gerenciar o risco consiste em desenvolver uma metodologia de prevenção da ocorrência de eventos adversos institucionais, na qual são criadas ações preventivas visando diminuir as fragilidades que ocasionam incidentes e eventos adversos na assistência. OBJETIVO: Relatar o processo de auditoria do cumprimento dos protocolos de segurança do paciente em uma unidade de saúde. Descrever o processo para o engajamento do paciente e acompanhante no cuidado. MÉTODO: Visita à beira-leito pela equipe técnica do núcleo de qualidade e segurança do paciente, utilizando checklist estruturado para avaliação do cumprimento de ações preventivas conforme os protocolos de segurança institucional. Durante a visita, realizava-se orientações aos pacientes e acompanhantes referentes às ações preventivas que devem ser realizadas em todas as etapas do cuidado, conforme protocolos de segurança. RESULTADOS: Ao final de cada visita, realizava-se feedback dos pontos positivos e fragilidades encontradas para a equipe assistencial. Observou-se uma crescente maturidade e capacidade de identificação de riscos assistenciais e cumprimento dos protocolos institucionais voltados à prevenção e mitigação de potenciais incidentes, demonstrando adesão acima de 80% em itens como prevenção de LPP e segurança com dispositivos invasivos. Outro aspecto positivo foi a inclusão do paciente nas rotinas de segurança, tornando-o parte ativa no gerenciamento dos riscos, com mais engajamento na promoção de um ambiente seguro, contribuindo diretamente na qualidade do seu próprio cuidado. CONCLUSÃO: A sistemática de avaliação do cumprimento das barreiras de segurança conforme os protocolos institucionais se mostrou efetiva para aperfeiçoar a cultura de segurança e aumentar o engajamento do paciente em seu cuidado.

Palavras-chave:

Gestão de risco; segurança do paciente; assistência segura.

 

 

 

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

Segurança do paciente e melhoria da qualidade.

Código do trabalho:

406097.

Título:

RELATO DE EXPERIÊNCIA: GERENCIAMENTO EFICAZ DO PROTOCOLO DE CIRURGIA SEGURA ATRAVÉS DAS AUDITORIAS CLÍNICAS.

Autor principal:

Jaqueline Freitas.

Autores (em ordem alfabética):

Dionara Queiroz, Josimara Costa, Salete Lima.

Contato principal:

jaquelinefreitas21@outlook.com.

Resumo:

INTRODUÇÃO: A auditoria clínica do protocolo de cirurgia segura propõe-se a uma metodologia de analisar a adesão ao cumprimento das barreiras de segurança durante a realização de todas as etapas dos procedimentos cirúrgicos. OBJETIVO: Apresentar a utilização da metodologia de auditoria clínica no protocolo de cirurgia segura na instituição. Avaliar a eficácia das medidas de segurança no processo do circuito cirúrgico durante o período de internação do paciente, trabalhando melhorias no processo. MÉTODO: A abordagem envolve o acompanhamento em tempo real do tracer da linha do cuidado cirúrgico do paciente durante todas as etapas da internação, desde as fases pré-operatória (Enfermaria Cirúrgica), intraoperatória (Centro Cirúrgico) e pós-operatória (Enfermaria/UTI). São analisados fatores como adesão ao protocolo de cirurgia segura, comunicação multiprofissional, transição do cuidado e cumprimento das práticas de segurança. São realizadas também entrevistas com pacientes e revisão de prontuários para verificar a efetividade das ações. RESULTADOS: Após a realização da auditoria clínica, é elaborado um relatório com todas as pontuações observadas e encontradas e realiza-se feedback com as áreas envolvidas, destacando as principais oportunidades de melhoria. Durante o período, foram realizados dois ciclos de auditoria, o que resultou em uma redução significativa de erros, aumentando a qualidade e segurança do paciente na instituição. Houve melhora no indicador de Taxa de conformidade ao protocolo de cirurgia segura com 99% de adesão no segundo trimestre de 2024. CONCLUSÃO: A realização de auditoria do protocolo em tempo real proporcionou mais confiabilidade nos dados coletados, assim como proporcionou a correção de possíveis fragilidades e feedback em tempo oportuno.

Palavras-chave:

Auditoria clínica; cirurgia segura; segurança do paciente.

 

 

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

Segurança do paciente e melhoria da qualidade.

Código do trabalho:

406654.

Título:

IMPLEMENTAÇÃO DO PROTOCOLO DETERIORAÇÃO CLÍNICA.

Autor principal:

Adda Sabrinna da Silva Moura.

Autores (em ordem alfabética):

Gabriela Alves Cabral, Isabela Pereira de Meneses, Jaqueline Silva Gomes de Freitas.

Contato principal:

adda.moura@gmail.com.

Resumo:

INTRODUÇÃO: A segurança do paciente é alvo de ampla preocupação em todo o mundo, sendo um dos princípios fundamentais no cuidado de saúde dos pacientes, tendo impacto direto na qualidade da assistência. OBJETIVO: Descrever a implantação de um protocolo clínico de deterioração clínica em uma unidade pública de saúde. MÉTODO: A partir de análise de eventos adversos, observamos fragilidades na identificação precoce de deterioração clínica e consequente atraso na implementação de condutas. Foi estabelecido o score NEWS para o monitoramento dos sinais vitais e status clínico dos pacientes, visando identificar precocemente a deterioração clínica. Foram realizados treinamentos de toda a equipe multidisciplinar. O monitoramento da efetividade foi por meio de indicadores como Taxa de avaliação da escala aferida (TAEA), Taxa de deterioração (TD) e Taxa de óbitos não esperados (TONE). RESULTADOS: O indicador de monitoramento da adesão ao score de NEWS (TAEA) inicialmente era de 39,7% e passou para 78,3%. A TD nos permite ter uma visão holística do percentual de deterioração nas unidades de internação, que aumentou de 5,6% para 6,8%, e a TONE, que define os óbitos que poderiam ser evitados, passou de 20% para 13,3%. CONCLUSÃO: O aumento significativo do correto lançamento de sinais vitais visando a alimentação do score de NEWS aumentou a identificação de deterioração, com consequente redução global e expressiva na mortalidade nas enfermarias, sobretudo nos óbitos não esperados. Este dado nos mostra que os esforços relacionados à implementação e treinamento do protocolo de deterioração clínica oportunizam ao paciente receber a terapêutica adequada e em tempo oportuno.

Palavras-chave:

Deterioração clínica; protocolos clínicos; unidades de internação.

 

 

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

Saúde dos profissionais da Saúde.

Código do trabalho:

406657.

Título:

INOVAÇÃO EDUCATIVA PARA INTEGRAR PRÁTICAS ORGANIZACIONAIS EM UMA INSTITUIÇÃO DE SAÚDE.

Autor principal:

Josiane Muda da Silva Siqueira.

Autores (em ordem alfabética):

Leia Venâncio Paes, Maria Auxiliadora Pires Pond, Nicole de Melo Viana Taumaturgo.

Contato principal:

josysiqueira21@gmail.com.

Resumo:

INTRODUÇÃO: As ROPs (Required Organization Practices) são práticas baseadas em evidências essenciais para garantir qualidade e segurança. No eixo de vida profissional e força de trabalho, destacam-se a prevenção de violência no trabalho e o fluxo de clientes. OBJETIVO: Promover uma cultura de fortalecimento da força de trabalho por meio de atividades, criando um ambiente físico que apoie a prestação segura de serviços. MÉTODO: Relato de experiência realizado em setembro de 2023, no qual os colaboradores estudaram o fluxo de acesso da unidade. Soluções implantadas: Utilizou-se um quadro branco com imagens referentes às ROP, abordando trabalho em equipe e segurança. Organizados em dois grupos, deviam realizar as atividades em tempo determinado. No fluxo de clientes, deviam identificar os setores das faixas de sinalização e o tempo de espera por classificação de risco. Para a ROP de prevenção de violência no trabalho, foi promovida uma roda de conversa sobre inteligência emocional e autocontrole em situações de estresse. Também foi instalado o botão do pânico com lâmpadas nas portas dos consultórios, que podem ser acionadas sempre que o colaborador sentir sua segurança ameaçada. RESULTADOS: Em auditoria realizada em julho de 2024, a ROP de vida profissional e força de trabalho teve um total de 96% de adesão, evidenciando que os colaboradores têm conhecimento do fluxo de acesso e tempo de espera das classificações, resultando na melhora do fluxo de clientes. CONCLUSÃO: Atividades que promovem a cultura de força de trabalho e prevenção da violência, são eficazes e essenciais.

Palavras-chave:

Força de trabalho; engajamento; trabalho em equipe.

 

 

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

Segurança do paciente e melhoria da qualidade.

Código do trabalho:

406659.

Título:

PROJETO TREINAMENTO INTEGRADO COMO ESTRATÉGIA DE CAPACITAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR.

Autor principal:

Adda Sabrinna da Silva Moura.

Autores (em ordem alfabética):

Isabela Pereira de Meneses, Jaqueline Silva Gomes de Freitas, Jessica da Silva Almeida.

Contato principal:

adda.moura@gmail.com.

Resumo:

INTRODUÇÃO: A implantação dos protocolos clínicos é importante na gestão do cuidado, pois normatizam as condutas, descrevendo os passos a serem realizados em cada etapa do atendimento. Com isso, existe o desafio de estabelecer a melhor estratégia de treinamento para a efetiva absorção do conhecimento. OBJETIVO: Relatar a experiência na implantação da metodologia de treinamentos integrados de diversos protocolos clínicos assistenciais em uma instituição pública de saúde. MÉTODO: Utilização de simulação realística baseada em casos reais provenientes de eventos adversos ocorridos na instituição. A equipe recebia o caso clínico e deveria seguir as condutas segundo os protocolos clínicos institucionais, e as informações adicionais eram entregues conforme solicitadas, como exame físico e exames complementares. Para análise de conformidade das ações em concordância com os protocolos clínicos, utilizou-se um checklist estruturado com pontuação. Ao final, foi realizado um debriefing com os participantes, com revisão dos protocolos treinados em cada ciclo. RESULTADOS: Houve um aumento na adesão na abertura e cumprimento dos protocolos clínicos, sendo o de deterioração clínica, que é a porta de entrada para todos os demais protocolos institucionais, o de maior aumento, de 39,7% para 78,3%. O aumento na adesão refletiu na diminuição do indicador de mortalidade global das enfermarias, que diminuiu de 0,37% em janeiro para 0,25% em junho de 2024. CONCLUSÃO: Esta metodologia visa aprimorar a retenção de conhecimento sobre os protocolos clínicos institucionais. Proporcionou uma imersão holística em um cenário factível da realidade, que, além do conhecimento teórico aplicado à prática clínica, possibilitou maior sensibilização e integração da equipe multiprofissional nos protocolos clínicos institucionais.

Palavras-chave:

Conhecimento; treinamento por simulação; imersão.

 

 

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

Saúde para todos: Promovendo práticas para um futuro mais sustentável.

Código do trabalho:

406660.

Título:

INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS PARA PROMOÇÃO DA QUALIDADE E SEGURANÇA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE.

Autor principal:

Rebeca Cardoso Castro.

Autores (em ordem alfabética):

Janaína Paulo de Souza, Josiane Muda da Silva Siqueira, Maria Auxiliadora Pires Pond.

Contato principal:

rebecacardoso57@gmail.com.

Resumo:

INTRODUÇÃO: O termo sustentabilidade vem do latim sustinere, que significa sustentar, apoiar, conservar e/ou cuidar. Tem-se tornado relevante a sustentabilidade nas instituições hospitalares voltadas à promoção de saúde, uma vez que as ações e demandas estão relacionadas à manutenção e recuperação da qualidade de vida. OBJETIVO: Relatar a experiência da aplicação de práticas sustentáveis em uma unidade de pronto atendimento de Manaus/AM. MÉTODOS: Trata-se de um relato de caráter descritivo direcionado ao levantamento de práticas sustentáveis. As ações foram realizadas durante o primeiro semestre do ano de 2024, com levantamento de estratégias que diminuem os danos gerados ao meio ambiente. RESULTADOS: A unidade dispõe de algumas ações voltadas ao meio ambiente, como o jardim sustentável, que agrega materiais recicláveis utilizados nos jarros de plantas e flores que dão paisagem à unidade, utilizando materiais como baldes e calhas de lâmpadas inutilizados e descartados. Observou-se que, com a reciclagem de papelões e plásticos, somente no primeiro semestre de 2024, conseguiu-se reciclar cerca de 554,5 kg desses materiais. A unidade apresenta uma estação de efluentes, devolvendo água livre de material contaminado ao meio ambiente. Com algumas ações e auditorias, a unidade recebeu também, no primeiro semestre do ano, o selo ouro em sustentabilidade pelo evento anual de inventário de gases de efeito estufa. CONCLUSÃO: Com as ações e o envio das evidências para acompanhamento mensal, percebe-se a importância de uma unidade sustentável para o meio ambiente, a qual promove qualidade de vida aos seus usuários do serviço, mitigando a poluição do meio ambiente.

Palavras-chave:

Serviço de saúde; desenvolvimento sustentável; promoção da saúde.

 

 

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

Segurança do paciente e melhoria da qualidade.

Código do trabalho:

406664.

Título:

O PROCESSO INTEGRATIVO DAS PRÁTICAS ORGANIZACIONAIS OBRIGATÓRIAS VOLTADO À SEMANA DE ENFERMAGEM EM UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO DE MANAUS.

Autor principal:

Rebeca Cardoso Castro.

Autores (em ordem alfabética):

Maria Auxiliadora Pires Pond, Josiane Muda da Silva Siqueira, Léia Venâncio Paes.

Contato principal:

rebecacardoso57@gmail.com.

Resumo:

INTRODUÇÃO: As práticas organizacionais obrigatórias, mais conhecidas como ROPs, são metas a serem alcançadas pelas instituições, que buscam a cultura de segurança, comunicação segura e efetiva, além da redução de riscos hospitalares. OBJETIVO: Relatar a experiência da aplicação das práticas organizacionais obrigatórias integradas às atividades da semana de enfermagem em uma unidade de pronto atendimento de Manaus. MÉTODOS: Trata-se de um relato de caráter descritivo vivenciado por profissionais da saúde, com ação realizada do dia 13 a 17 de maio de 2024, nos plantões diurno e noturno, em uma unidade de pronto atendimento, na zona oeste de Manaus/AM. Foram desenvolvidas atividades da semana de enfermagem com os profissionais, voltadas às práticas organizacionais obrigatórias de acreditação hospitalar canadense. RESULTADOS: Os profissionais explanaram seus assuntos de forma dinâmica e lúdica, onde visualizou-se a adesão às práticas em agosto do ano de 2024 para evidenciar a aprendizagem dos temas voltados às ROPs. As equipes apresentaram seus temas usando teatro, jogos, paródias, vídeos e apresentações. As adesões foram divididas por eixo, onde o eixo de vida profissional/força de trabalho obteve 100% de adesão, seguido do eixo controle de infecção com 89%, eixos de cultura de segurança e uso de medicamentos, ambos com 80% de adesão, comunicação com 78% e avaliação de risco ficando com 64%. CONCLUSÃO: Ao utilizar o modelo de sala de aula invertida, observou-se o desenvolvimento das habilidades cognitivas, criativas e sociais dos profissionais, fortalecendo o conhecimento a longo prazo, evidenciado nas auditorias de adesão de cada eixo voltado às práticas obrigatórias da unidade.

Palavras-chave:

Enfermagem; acreditação hospitalar; serviço de saúde.

 

 

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

Saúde dos profissionais da Saúde.

Código do trabalho:

406665.

Título:

UMA ABORDAGEM EDUCATIVA COMO FERRAMENTA DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O DESCARTE SEGURO DE MATERIAIS PERFUROCORTANTES.

Autor principal:

Josiane Muda da Silva Siqueira.

Autores (em ordem alfabética):

Geraldo Adauto Fernandes Lobato, Léia Venâncio Paes, Thamiris Soares Miranda.

Contato principal:

josysiqueira21@gmail.com.

Resumo:

INTRODUÇÃO: Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), materiais perfurocortantes, classificados como resíduos do Grupo E, incluem objetos e instrumentos com bordas ou protuberâncias rígidas e pontiagudas, capazes de cortar ou perfurar. Esses materiais devem ser descartados em recipientes específicos e resistentes para prevenir acidentes e assegurar a proteção dos profissionais de saúde. OBJETIVO: Conscientizar os colaboradores quanto aos riscos associados ao manuseio de materiais perfurocortantes e oferecer orientações para a prevenção de acidentes, a fim de promover um ambiente de trabalho mais seguro e em conformidade com as normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho. Soluções Implantadas: A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes implementou a ação ‘Prevenção é a Solução’, promovendo uma programação dinâmica e envolvendo a participação ativa dos colaboradores. MÉTODO: A ação foi organizada como uma gincana. As equipes foram divididas em dois grupos e realizada em quatro estandes com atividades específicas: (1) montagem de uma caixa para descarte de perfurocortantes; (2) segregação e descarte correto de resíduos; (3) preenchimento de caça-palavras sobre tipos de resíduos; (4) montagem do fluxo de procedimentos em caso de acidentes de trabalho. Cada colaborador que completou as atividades recebeu um selo “Eu previno acidentes”. RESULTADOS: De janeiro de 2023 a fevereiro de 2024, a unidade havia registrado 37 acidentes com material perfurocortante. Após a ação, de março a julho, foram registrados 3 acidentes, uma redução de 20% em relação ao mesmo período do ano de 2023.

Palavras-chave:

Acidentes com perfurocortantes; gerenciamento de resíduos; prevenção de acidentes.

 

 

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

Segurança do paciente e melhoria da qualidade.

Código do trabalho:

406669.

Título:

DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA PROMOÇÃO DA SEGURANÇA DO PACIENTE: TABULEIRO DA SEGURANÇA.

Autor principal:

Léia Venâncio Paes.

Autores (em ordem alfabética):

Janaina Paulo, Josiane Muda da Silva Siqueira, Nicole Viana de Melo Taumaturgo.

Contato principal:

leiavenanciopaes@gmail.com.

Resumo:

INTRODUÇÃO: Tecnologia educacional refere-se ao uso de ferramentas didáticas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem, incorporando elementos de gamificação, facilitando a assimilação de conceitos complexos e a prática segura no cuidado com o paciente. OBJETIVOS: Desenvolver e aplicar tecnologia educacional leve para a promoção de aprendizagem para colaboradores sobre segurança do paciente. MÉTODOS: Em uma plataforma de design, elaborou-se o layout de um tabuleiro, assimilando um caminho contendo 64 casas. O material foi impresso em lona fosca de tamanho 60 cm x 30 cm, associando seis personagens que representam as seis grandes áreas das Práticas Organizacionais Obrigatórias (ROPs) preconizadas pela metodologia Qmentum Internacional, além de um dado alusivo que fazia menção visual às metas de segurança internacional. RESULTADOS: Estipulou-se seis jogadores por partida, e o tabuleiro continha as “Perguntinhas de Segurança”. Caso o personagem caísse em casa que contivesse uma interrogação, deveria responder uma pergunta associada às metas e ROPs. As casas “Bombinhas” traziam desafios. O tempo estipulado de jogo era de 10 minutos; ganhava quem chegasse à última casa ou mais perto. Evidenciou-se que, de 7 partidas, 5 terminaram no tempo estimado, com aproveitamento de 83% das perguntas. As demais partidas, em 6 oportunidades de perguntas, apenas 3 foram respondidas corretamente. As respostas incorretas relacionavam-se à “higienização das mãos” e “procedimentos invasivos”. CONCLUSÃO: A aplicação do jogo demonstrou ser eficaz no desenvolvimento de competências cruciais para a atuação profissional. Ressalta-se que a metodologia pode proporcionar uma compreensão e engajamento da equipe no processo de culturalização da segurança.

Palavras-chave:

Aprendizagem; assistência centrada no paciente; segurança do paciente.

 

 

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

O papel da equipe multiprofissional.

Código do trabalho:

406670.

Título:

IMPLEMENTAÇÃO DA EQUIPE DE RESPOSTA RÁPIDA EM UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO EM MANAUS.

Autor principal:

Léia Venâncio Paes.

Autores (em ordem alfabética):

Karla Andréa Farias de Castro, Cristofesson Martins Cortez, Vitor de Souza Pinto.

Contato principal:

leiavenanciopaes@gmail.com.

Resumo:

INTRODUÇÃO: A Equipe de Resposta Rápida é composta por colaboradores de uma unidade de saúde que possuem a responsabilidade de intervir em situações de agravo de pacientes. Identificou-se que pacientes que aguardavam por atendimento evoluíam com quadros de emergências clínicas. Estes necessitavam de intervenções imediatas da equipe assistencial, no entanto, ao realizarem o manejo, visualizou-se a ausência de processos padronizados e condução ordenada. OBJETIVOS: Implementar atendimento seguro para emergências clínicas, garantindo qualidade à assistência prestada. MÉTODOS: Para a implementação da ERR, realizou-se o dimensionamento de colaboradores, elaborando as equipes conforme plantão e setores. A equipe é composta por dois enfermeiros, sendo um o líder da equipe, quatro técnicos de enfermagem, um farmacêutico, um condutor, um fisioterapeuta. Posteriormente à formação de times, realizou-se capacitação para atendimentos como rebaixamento de consciência, hipo/hipertensão, hipo/hiperglicemia, AVCI e AVCH, IAM, PCR, Neuropsiquiatria (crises em geral), emergências pediátricas, OVACE. A ERR é acionada via fonia, sinalizando qual setor a equipe deverá direcionar-se. Além disso, implantou-se em pontos estratégicos pranchas de transporte com bolsas de emergência que possuem insumos para suporte no manejo.

RESULTADOS: Entre o mês de maio e julho de 2024, a ERR foi acionada quatro vezes, apresentando um tempo médio de 45 segundos para início de intervenção e três minutos para cumprimento da assistência. CONCLUSÃO: A implementação demonstrou-se efetiva a partir de avaliações realizadas por ferramentas que foram desenvolvidas para análise após acionamento de equipe e que foram executadas e avaliadas pelo setor de gerência assistencial e NQSP.

Palavras-chave:

Equipe de respostas rápidas de hospitais; deterioração clínica; segurança do paciente.

 

 

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

Saúde dos profissionais da Saúde.

Código do trabalho:

406677.

Título:

CAMINHO SEGURO: UMA ABORDAGEM ATIVA PARA EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO SOBRE ACIDENTES TÍPICO E DE TRAJETO.

Autor principal:

Josiane Muda da Silva Siqueira.

Autores (em ordem alfabética):

Geraldo Adauto Fernandes Lobato, Rebeca Cardoso Castro.

Contato principal:

josysiqueira21@gmail.com.

Resumo:

INTRODUÇÃO: Acidente é definido como o acontecimento que determina dano que pode ser material ou à pessoa. Quando falamos em acidente de trabalho, nos referimos àquele que ocorre a serviço da empresa, provocando lesão corporal, perturbação funcional ou doença que cause a morte, perda ou redução (permanente ou temporária) da capacidade para trabalhar. OBJETIVO: Sensibilizar sobre a prevenção de acidentes, manejo e fluxo deles.

Soluções implantadas: A CIPA da unidade realizou o evento “Caminho seguro” com programação de forma dinâmica e participação ativa. MÉTODO: A programação foi dividida em duas partes, permitindo a interação ativa, facilitando a compreensão dos fluxos dos acidentes e a importância de seguir procedimentos de segurança. Na primeira etapa, com a exibição do jornal CIPA NEWS e o quadro “Pergunta que o SESMT responde”, foi crucial para informar e esclarecer dúvidas, proporcionando um canal direto de comunicação sobre segurança no trabalho. Na segunda parte, houve a montagem de estandes interativos, incluindo a construção de fluxos de acidentes, o Quiz no Kahoot, a análise de casos verdadeiros ou falsos, e a simulação usando maquetes, permitindo aos participantes aplicarem o conhecimento de forma prática. A entrega do selo “Eu previno acidentes” reforçou o comprometimento individual com a segurança. RESULTADOS: No ano de 2023, a unidade registrou 22 acidentes de trabalho. Já em 2024, esse número reduziu-se para cinco no primeiro semestre. A ação demonstrou-se uma iniciativa eficaz para sensibilizar os colaboradores sobre a prevenção de acidentes e o manejo adequado, contribuindo para um ambiente mais seguro e saudável.

Palavras-chave:

Acidente de trabalho; segurança; acidente de trajeto.

 

 

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

Segurança do paciente e melhoria da qualidade.

Código do trabalho:

406680.

Título:

DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA PROMOÇÃO DAS PRÁTICAS ORGANIZACIONAIS OBRIGATÓRIAS (ROPs) EM UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO.

Autor principal:

Léia Venâncio Paes.

Autores (em ordem alfabética):

Corina Lima de Aguiar.

Contato principal:

leiavenanciopaes@gmail.com.

Resumo:

INTRODUÇÃO: Tecnologias educacionais, que incluem ferramentas pedagógicas, são fundamentais para transformar a educação em saúde, oferecendo novas abordagens de ensino. A compreensão das boas práticas do cuidado pelas equipes hospitalares reduz significativamente a ocorrência de erros. OBJETIVO: Desenvolver e aplicar uma tecnologia educacional focada no eixo ‘Uso de Medicamento’ das Práticas Organizacionais Obrigatórias (ROPs), visando promover boas práticas no cuidado ao paciente.

MÉTODO: Em maio de 2024, utilizou-se uma plataforma online de design para elaborar o layout. As informações dos cartões foram extraídas do bulário das principais medicações usadas em unidades de pronto atendimento (UPA). RESULTADO: Elaborou-se cartas em formato de quebra-cabeça, contendo informações sobre nome do medicamento, apresentação, posologia e principais efeitos adversos, além de imagens dos medicamentos para facilitar a associação visual. O material foi impresso em papel fotográfico adesivo e laminado para maior durabilidade. A dinâmica foi aplicada durante o treinamento, onde os participantes, divididos em dois grupos, competiram para montar o quebra-cabeça no tempo estipulado, associando imagens e informações dos medicamentos. De 14 duplas de peças, apenas 8 foram associadas de forma correta. As demais, associadas de forma incorreta, estavam relacionadas a medicações de uso para sedoanalgesia e comumente utilizadas em sala de emergência, demonstrando aproveitamento de 60% da dinâmica. CONCLUSÃO: Essa abordagem interativa reforçou o conhecimento das ROPs e contribuiu para um cuidado mais integral e qualificado, alinhado com os objetivos de segurança e qualidade em saúde.

Palavras-chave:

Educação em saúde; segurança do paciente; tecnologia educacional.

 

 

 

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

Segurança do paciente e melhoria da qualidade.

Código do trabalho:

406681.

Título:

IMPACTO DA CONCILIAÇÃO MEDICAMENTOSA NA SEGURANÇA DO PACIENTE: UM ESTUDO EM UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO.

Autor principal:

Bianca Bandeira Moraes Brandão.

Autores (em ordem alfabética):

Andreza Gabrielle Gomes Frota, Suellen Alves Mota, Suzzy Anne Santos Nobre.

Contato principal:

bmbbrandao@gmail.com.

Resumo:

INTRODUÇÃO: Este estudo analisa as conciliações medicamentosas realizadas durante a admissão hospitalar na ala de observação, assim como as intervenções farmacêuticas resultantes. Objetivo: avaliar a eficácia das conciliações medicamentosas realizadas na admissão hospitalar e analisar o impacto das intervenções farmacêuticas. MÉTODOS: Estudo transversal conduzido de junho a agosto de 2024 em uma unidade de pronto atendimento. Coletaram-se dados sobre características dos pacientes, conciliações realizadas, discrepâncias identificadas (intencionais e não intencionais) e resultados das intervenções. Os medicamentos foram classificados segundo a Anatomical Therapeutic Chemical (ATC). RESULTADOS: Dos 1.445 pacientes internados, 175 (12,11%) tiveram conciliações medicamentosas durante a admissão. Foram realizadas 30 intervenções farmacêuticas, correspondendo a 17,14% das conciliações. Entre as intervenções, 3 (10%) foram relacionadas a erros de dosagem; 5 (16,66%) a falta de justificativas para o uso; e 22 (73,33%) a ajustes no aprazamento dos medicamentos. CONCLUSÃO: A conciliação medicamentosa é essencial para a segurança e eficácia do tratamento hospitalar. Embora o número de conciliações tenha sido baixo (12,11%), as intervenções farmacêuticas foram cruciais para identificar e corrigir discrepâncias, evidenciando a importância do farmacêutico na prevenção de erros e na otimização do tratamento. A prática deve ser ampliada e integrada de forma mais efetiva na equipe de saúde.

Palavras-chave:

Conciliação medicamentosa; segurança do paciente; intervenções farmacêuticas.

 

 

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

Saúde dos profissionais da Saúde.

Código do trabalho:

406683.

Título:

SIPAT – ESTRATÉGIAS DE SENSIBILIZAÇÃO PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES E DOENÇAS OCUPACIONAIS.

Autor principal:

Thamiris Soares Miranda.

Autores (em ordem alfabética):

thamiris.cissa@gmail.com.

Contato principal:

Bárbara Nayara do Nascimento Souza, Geraldo Adauto Fernandes Lobato,

Patrick Mattos da Silva.

Resumo:

INTRODUÇÃO: Avaliar riscos, adotar medidas de prevenção e oportunizar uma Semana Interna de Prevenção de Acidentes – SIPAT são atribuições da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) previstas na NR-5. OBJETIVOS: Utilizar metodologias educacionais visando sensibilizar colaboradores sobre segurança e saúde no trabalho para prevenção de acidentes, promovendo capacitação e reflexão, despertando consciência crítica para a exposição de riscos. MÉTODO: Com abordagem qualitativa, realizou-se a SIPAT sobre riscos de acidentes através de atividades estimulantes, explorando o tema “Pratique essa ideia! Faça do comportamento seguro um hábito” em uma Unidade de Pronto Atendimento de Manaus. Foram realizadas palestras sobre segurança psicológica, prevenção de acidentes e riscos ocupacionais, além de circuito de ginástica laboral. O concurso “Mente brilhante da segurança” propôs a contribuição dos colaboradores sugerindo melhorias para prevenção de acidentes. Gincanas de competição entre equipes como “Show da segurança”, “Qual é o EPI?” e “Segurança e ação” utilizaram roleta com perguntas sobre riscos ocupacionais, paramentação de colaborador com EPIs conforme função exercida e atividade lúdica de adivinhação através de desenhos dos riscos ocupacionais. Ação finalizada com placa para fotos com a frase “Eu sou o maior responsável pela segurança”. RESULTADOS: O evento consolidou-se como estratégia funcional de educação em saúde para fortalecimento da cultura de segurança no trabalho, ampliando o entendimento sobre riscos ocupacionais, abrangendo aspectos físicos e mentais, reforçando a ideia de responsabilidade individual e destacando o papel de cada colaborador na prevenção de acidentes. CONCLUSÃO: Metodologias educacionais tornam o aprendizado atrativo, dinâmico e interativo, com maior participação dos colaboradores.

Palavras-chave:

Segurança e saúde no trabalho; prevenção de acidentes de trabalho; educação em saúde.

 

 

 

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

O papel da equipe multiprofissional.

Código do trabalho:

406688.

Título:

EXPERIÊNCIA EXITOSA NA IMPLEMENTAÇÃO DA LINHA DE CUIDADO DA IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DE SEPSE EM UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO.

Autor principal:

Thamiris Soares Miranda.

Autores (em ordem alfabética):

Adelia Costa Sampaio Santos, Karina do Socorro Silva dos Santos Gonçalves, Rebeca Cardoso Castro.

Contato principal:

thamiris.cissa@gmail.com.

Resumo:

INTRODUÇÃO: A sepse representa um quadro crítico com alta morbidade e mortalidade, e seu diagnóstico e tratamento precoces são essenciais para reduzir complicações. Em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) onde pacientes com variadas condições clínicas são atendidos, essa demanda exige intervenções imediatas. Os protocolos clínicos gerenciáveis são uma ferramenta útil neste contexto, auxiliando na padronização do atendimento ao paciente séptico, diminuindo desfechos negativos e proporcionando melhor efetividade do tratamento. OBJETIVOS: Descrever a experiência na implementação da linha de cuidado para pacientes suspeitos de sepse, sistematizando a abordagem multidisciplinar em uma Unidade de Pronto Atendimento. MÉTODO: Com abordagem quantitativa, implementou-se na unidade a linha de cuidado multiprofissional sobre protocolo de identificação precoce de sepse adulto e pediátrico em 4Rs: Reconhecimento (precoce na classificação), Ressuscitação (cumprimento do pacote de uma hora), Reavaliação (na terceira hora) e Referenciamento (ao hospital de referência). Os dados gerenciados foram coletados entre julho e dezembro de 2023, e descrevem indicadores sobre adesão aos 4Rs, protocolos mantidos x descartados, adesão ao pacote de 1h e desfecho. RESULTADOS: Observou-se um aumento na adesão dos 4Rs no comparativo de dados do período analisado: reconhecimento com aumento de 71,42%, ressuscitação de 300%, reavaliação clínica de 50% e, por fim, referenciamento com aumento de 70%. CONCLUSÃO: A implementação do protocolo de sepse na UPA mostrou-se altamente eficaz, resultando em melhorias significativas na detecção e no tratamento oportuno da sepse. A capacitação da equipe multiprofissional foi fundamental para o sucesso da iniciativa, aprimorando a qualidade do atendimento e reduzindo as taxas de mortalidade por sepse.

Palavras-chave:

Sepse; protocolos clínicos; unidade de pronto atendimento.

 

 

 

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

Segurança do paciente e melhoria da qualidade.

Código do trabalho:

406691.

Título:

USO DAS METODOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA O FORTALECIMENTO DAS PRÁTICAS DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS EM UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO.

Autor principal:

Thamiris Soares Miranda.

Autores (em ordem alfabética):

Anny Karoline Teles de Miranda, Karina do Socorro Silva dos Santos Gonçalves, Nicole de Melo Viana Taumaturgo.

Contato principal:

thamiris.cissa@gmail.com.

Resumo:

INTRODUÇÃO: A higienização das mãos (HM) é um recurso valioso na prevenção de infecções e promoção da saúde. A prática correta reduz significativamente a transmissão de patógenos, porém sua adesão nos momentos preconizados pela Anvisa ainda é desafiadora entre profissionais de saúde. Metodologias educacionais ativas são ferramentas importantes para fortalecer a cultura de segurança e contribuir para a prática adequada de HM. OBJETIVOS: Analisar o impacto das metodologias educacionais na adesão às práticas de HM entre profissionais de saúde em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). MÉTODO: Em março de 2024, foi realizada uma Oficina de HM: “Estação de higiene das mãos”, na qual foram coletadas amostras para exame de cultura dos adornos utilizados pela equipe multiprofissional. Os resultados foram divulgados em uma dinâmica de gamificação entre as equipes, utilizando uma roleta contendo perguntas sobre a técnica correta e os 5 momentos de HM, demonstração do passo a passo utilizando álcool e verificação da eficácia da técnica com uso de solução fluorescente na caixa com luz negra. RESULTADOS: A estratégia de metodologia ativa na educação em saúde demonstrou-se eficaz para fortalecimento da cultura de segurança do paciente, evidenciando a adesão à HM e suas fragilidades. Observou-se maior engajamento referente à HM, aumentando, em seis meses, de 60 para 69% a adesão às práticas, reforçando a responsabilidade individual na prevenção de infecções. CONCLUSÃO: O uso de metodologias educacionais ativas aumenta o engajamento da equipe, assim como a retenção de conhecimento, contribuindo para uma mudança comportamental tão imprescindível para a adesão à HM nos momentos oportunos.

Palavras-chave:

Higiene das mãos; metodologias educacionais; prevenção de infecções.

 

 

 

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

Segurança do paciente e melhoria da qualidade.

Código do trabalho:

406717.

Título:

INOVAÇÃO NO TRATAMENTO DE COMBATE À MALÁRIA EM UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO NA REGIÃO NORTE.

Autor principal:

Adélia Costa Sampaio Santos.

Autores (em ordem alfabética):

Anny Karoline Teles de Miranda; Karina do Socorro Silva dos Santos Gonçalves; Thamiris Soares Miranda.

Contato principal:

adelia.sampaio@hotmail.com.

Resumo:

INTRODUÇÃO: A malária representa um importante problema de saúde pública mundial, sendo o Amazonas um dos estados de maior incidência de casos no Brasil. OBJETIVO: Relatar a experiência da implementação de um fluxo de cuidado na dispensação da Tafenoquina e teste de G6PD como estratégia de diagnóstico e tratamento para malária Vivax em uma Unidade de Pronto Atendimento. MÉTODO: Foi realizada a criação e implantação do fluxograma de atendimento na unidade, destinado ao reconhecimento dos pacientes com suspeita ou diagnóstico de malária Vivax não complicada, como estratégia para o fortalecimento da testagem de G6PD e dispensação do tratamento medicamentoso com Tafenoquina. RESULTADOS: O fluxograma, por ser uma representação gráfica de todas as etapas do processo de cuidado, permitiu observar em sua operacionalização, durante seis meses, a realização de 1.814 solicitações para pesquisa de Plasmodium na unidade. Desse total, 97% dos resultados positivos foram de malária por Plasmodium Vivax, dos quais 57% realizaram o exame de G6PD. Foram dispensados trinta e sete tratamentos com Tafenoquina, resultando em 13% do total de tratamentos para pacientes diagnosticados com malária na unidade, contribuindo para a redução do tempo de tratamento desses pacientes. CONCLUSÃO: Nota-se que o fluxo fortalece o reconhecimento, bem como possibilita uma melhor comunicação da equipe multiprofissional envolvida no processo, contribuindo para uma melhor adesão do paciente ao tratamento, além de garantir um cuidado seguro e eficiente.

Palavras-chave:

Malária Vivax; segurança do paciente; fluxograma.

 

 

 

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

Saúde dos profissionais da Saúde.

Código do trabalho:

406736.

Título:

GESTÃO DE SI: PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO COLETIVO DE COLABORADORES PARA A CONQUISTA DE SUA MELHOR VERSÃO.

Autor principal:

Nicole de Melo Viana Taumaturgo.

Autores (em ordem alfabética):

Thamiris Soares de Miranda.

Contato principal:

nicoleviana@hotmail.com

Resumo:

INTRODUÇÃO: Um dos objetivos da Política Nacional de Humanização é a redução da queixa dos usuários do SUS devido a maus-tratos sofridos por profissionais da saúde. Donabedian, precursor do conceito de qualidade em saúde, preconiza a relação interpessoal respeitosa, capacidade de comunicação e talento como fatores para a conquista da confiança do paciente e a implementação do cuidado, evidenciando a necessidade do quarto pilar no Triple Aim: a participação profissional. O Quadruple Aim baseia-se na realidade profissional, onde más condições e riscos à própria saúde impactam no sentimento de sucesso e realização, refletindo na construção de uma assistência segura, sustentável e de qualidade. OBJETIVOS: Estimular os colaboradores ao desenvolvimento de potenciais e melhorias das suas fragilidades pessoais para a conquista de sua melhor versão. MÉTODO: O programa Gestão de Si desenvolveu-se através de encontros coletivos mensais ao longo de um quadrimestre, com as seguintes temáticas: “Promovendo a excelência pessoal: disciplina, foco e autorresponsabilidade”, aplicado por psicólogo/coach; “Estabelecendo a rotina de autocuidado”, por nutricionista e fisioterapeuta da instituição; “Inteligência emocional: gerenciando as próprias emoções”, através da psicóloga do trabalho; “Gestão do tempo” pela supervisora da educação permanente. As abordagens foram dinâmicas e interativas, aumentando a retenção de conhecimento e tornando os temas aplicáveis ao cotidiano. RESULTADOS: A adesão média foi de 125 participantes por encontro, equivalente a 61,25% dos colaboradores. Além disso, houve uma redução de 23% nas queixas comportamentais no serviço de ouvidoria e um aumento de 12% nos elogios. CONCLUSÃO: A iniciativa mostrou-se efetiva ao considerar os objetivos da política de humanização e a adesão profissional.

Palavras-chave:

Desenvolvimento de pessoal; humanização; gestão da qualidade em saúde.

 

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

Segurança do paciente e melhoria da qualidade.

Código do trabalho:

406744.

Título:

ACOLHE UPA: SENSIBILIZAÇÃO E BOAS PRÁTICAS PARA UM ACOLHIMENTO SEGURO E INCLUSIVO À PLURALIDADE COMUNITÁRIA.

Autor principal:

Nicole de Melo Viana Taumaturgo.

Autores (em ordem alfabética):

———-.

Contato principal:

nicoleviana@hotmail.com.

Resumo:

INTRODUÇÃO: Considerando os valores institucionais, a importância do atendimento humanizado e a pluralidade da região, ter uma abordagem universalizada, equânime e integral à população é crucial para a qualidade da assistência à saúde. O acolhimento tem sido praticado na dimensão técnico-operacional, porém, deve ser compreendido além do processo de triagem ou classificação de risco, habitualmente aplicado pelo profissional de enfermagem. Acolher é apoiar o cliente em suas necessidades, garantindo acesso de forma mais humanizada. OBJETIVO: Relatar o processo de implementação do projeto “Acolhe UPA” para correção de falhas e queixas mapeadas no atendimento a grupos vulneráveis. MÉTODO: Dentre as fragilidades identificadas, estão a comunicação eficaz, o conhecimento de direitos dos usuários e o manejo de prioridades relacionados a deficientes auditivos, indígenas, autistas, mulheres, idosos e estrangeiros. Assim, foi elaborado um programa semestral de capacitação dos colaboradores com convidados externos, como advogados, psicólogos, médicos e representantes das categorias, desenvolvendo cada temática mensalmente. RESULTADOS: O primeiro tema realizado foi a capacitação de colaboradores para abordagem primária na Língua Brasileira de Sinais e, na semana subsequente, os colaboradores aplicaram o conhecimento a pacientes reais, evidenciando a efetividade da capacitação. Além disso, aumentou a percepção de valor da instituição para o grupo regional de deficientes auditivos, evidenciando o impacto positivo do projeto através do relato e recomendação para outros pares, afirmando que teriam acesso adequado às suas necessidades. CONCLUSÃO: Estes resultados mostram que pequenas ações, que independem de recursos materiais, equipamentos ou tecnologias, podem fazer a diferença na construção da experiência do cliente e da qualidade da assistência à saúde.

Palavras-chave:

Atendimento humanizado; acolhimento; grupos vulneráveis; capacitação profissional.

 

 

 

Forma de apresentação:

Pôster.

Área Temática:

O papel da equipe multiprofissional.

Código do trabalho:

406745.

Título:

PROJETO SALA DE ESPERA: AÇÃO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO.

Autor principal:

Adélia Costa Sampaio Santos.

Autores (em ordem alfabética):

Flaviana Leite Biserra, Wanderleia Soares de Lima.

Contato principal:

adelia.sampaio@hotmail.com.

Resumo:

INTRODUÇÃO: O cenário de superlotação das emergências, devido ao afluxo de pacientes não graves, resultante das dificuldades de acesso às unidades básicas de saúde, tornou a recepção das urgências um espaço de longa espera, oportunizando uma abordagem de educação em saúde pela equipe multiprofissional composta por enfermeiros, assistentes sociais e pelo serviço de atendimento ao usuário. Atualmente, 60% dos atendimentos mensais são de pacientes não urgentes , o que impacta na qualidade da assistência relacionada ao tempo de espera e à utilização de recursos de modo sustentável. OBJETIVO: Relatar a implementação do projeto de educação em saúde à população em espera no pronto atendimento como estratégia de sensibilização do perfil de atendimento institucional. MÉTODO: Diante disso, o projeto “Sala de Espera” realiza diariamente três palestras ao público da recepção (manhã, tarde e noite), onde são abordadas as diferenças entre os serviços da Unidade Básica de Saúde (UBS) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), cores e tempos de espera da classificação de risco, especialidades ofertadas na unidade e os serviços básicos e especializados dispostos no entorno dela. Diariamente, são abordados 1/5 do total de atendimentos diários (110 pessoas). RESULTADOS: No último ano, foram orientadas 32.500 pessoas, refletindo em uma queda de 44% na classificação azul e 14% na verde, bem como no aumento de 27% na vermelha. CONCLUSÃO: O processo educativo na sala de espera tem contribuído para a compreensão do perfil de atendimento institucional e gerado a sensação de acolhimento, refletindo diretamente na satisfação do usuário , que atingiu 95%, e na qualidade assistencial.

Palavras-chave:

educação em saúde; comunicação; serviço de atendimento de emergência.

 

Elaborado por:

 

Allan Egon Kern

Presidente da Comissão Científica do

II Congresso Norte de Qualidade e Segurança do Paciente

27/03/2025

 

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